Ouça ao Vivo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

_______________________________________________________________


__São José dos Campos-SP___________________________


Incêndio assusta moradores da região sul de São José dos Campos.

Fogo no depósito de podas de árvores da prefeitura despertou os vizinhos por volta das 5h30; essa não é a primeira vez que o local pega fogo.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda










Moradores da região Sul de São José dos Campos acordaram assustados nesta terça-feira (25). Ainda era madrugada, quando um incêndio em um depósito de podas de árvores da prefeitura despertou os vizinhos. O pior é que essa não é a primeira vez que o local pega fogo. No ano passado um incêndio durou mais de dez horas, e agora, a história se repete.

As 5h30 o incêndio era de grandes proporções. Uma fumaça densa era levada pelo vento, direto para as casas próximas do local. Os moradores tiveram que sair logo cedo. A auxiliar de produção, Elisângela Batemarque, acordou com a fumaceira. "Foi horrível, a gente acordou com o cheiro de fumaça, que estava muito forte. A gente estava dormindo ainda, e o calor estava muito forte", conta a moradora.

 Credito: Reprodução / Rede Vanguarda











Os móveis, eletrodomésticos e o chão da casa de Elisângela ficaram tomados pela fuligem. "Está horrível, um transtorno enorme", reclama a moradora.

O combate ao fogo foi feito pelos bombeiros e por funcionários da prefeitura de São José dos Campos, que levaram máquinas para revirar o mato. "A estratégia é retirar o que não queimou ainda com as máquinas, vamos trazer caminhões pipas da prefeitura, junto com o nosso caminhão de incêndio, começar a resfriar e combater o que está queimando. Não tem risco de propagar, está isolado, só que tem muito material para queimar, então exala muita fumança", explica o tenente Antônio Carlos Bernardes, do Corpo de Bombeiros.

Por sorte, o vento não levou a fumaça em direção a via Dutra. Toda a área tem 20 mil metros quadrados, e fica no bairro Chácaras Reunidas.

Os restos de pode e árvores que são retiradas da cidade são deixadas neste local, que é cercado e não há vigias durante a noite. Os bombeiros suspeitam que o incêndio tenha sido criminoso.

"Infelizmente a gente até estranha a época, porque já passou a época da seca, e os bombeiros estão aí para avaliar o que foi que aconteceu", disse Sidnei de Paulo, diretor da Secretaria de Serviços Municipais..

"O incêndio com certeza foi criminoso, porque não tem como o fogo se auto-inflamar, estava isolado. Possivelmente alguém entrou no terreno, talvez para uso de entorpecente, e acabou pegando fogo e causando esse transtorno", disse o tenente dos bombeiros.

A prefeitura informou que há vigia no local até às 18h, mesma resposta que deu em 2010, e disse ainda que não previsão de segurança noturna.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.