Ouça ao Vivo

segunda-feira, 2 de abril de 2012



__Brasil______________________________________


Funerárias de SP terão regras de higiene para não espalhar doenças.

Governo cria parâmetros para estabelecimentos e serviços da área.

Pela primeira vez, funerárias e seus funcionários terão de seguir normas de higiene no estado de São Paulo a partir deste ano, segundo a Secretária Estadual de Saúde. Antes não havia um regulamento específico para o setor.

Serão padronizados os trabalhos de conservação de corpos, que envolvem o embalsamento, a "formolização" (uso de formol) e a "tanatopraxia" (higienização, maquiagem e conservação de cadáveres por meio da injeção de líquidos). Os estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço só poderão funcionar mediante autorização da Vigilância Sanitária de sua área de jurisdição.

Como essas técnicas envolvem o uso de substâncias químicas para manter o corpo conservado até o sepultamento, os trabalhadores devem usar vestimentas e equipamentos adequados para evitar problemas de saúde. Direito que passou a ser garantido pelo novo regulamento.

De acordo com Maria Cristina Megid, diretora do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria, em entrevista ao G1, passa a ser obrigatório o uso de luvas de cano longo, usadas sobre o punho do avental, assim como proteção para os pés com botas de cano médio e proteção respiratória e para os olhos por causa do uso do formol, que é comprovadamente cancerígeno.

“Os trabalhadores estão expostos a produtos químicos e a contaminação por hepatite, difteria, tétano e várias doenças infectocontagiosas. Por isso há uma grande preocupação com esses trabalhadores.”

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.