Ouça ao Vivo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

_____________________________________________________________________


__Pop & Arte_________________________________


Roberto Carlos relançará 1º álbum, 'nunca assumido', diz empresário.

Insatisfeito, cantor pediu ao iTunes que tirasse do ar 'Louco por você', de 61.
Dody Sirena diz que álbum será remasterizado e chega ao iTunes em março.


Capa do álbum 'Louco por você' (Foto: Reprodução)

Após ver com insatisfação seu disco de estreia ter sido colocado à venda no iTunes e solicitar que o material fosse retirado do ar, Roberto Carlos decidiu remasterizar o álbum e só então recolocá-lo à venda na loja virtual da Apple, informa Dody Sirena, seu empresário. Ao G1, Dody diz que “até março ele [o álbum] estará de volta”.
Lançado originalmente em 1961, “Louco por você” jamais foi assumido por seu autor — que considera “a qualidade sonora muito ruim” — ou colocado em seu catálogo oficial, afirma o empresário. De acordo com Dody, essa opção se deveu a “questões técnicas”, as mesmas que teriam levado Roberto Carlos a pedir a remoção temporária do conteúdo que, até dias atrás, estava no iTunes. “O Roberto simplesmente pediu para o iTunes retirar o disco temporariamente, para ele poder melhorar a qualidade sonora”, disse o empresário.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Apple no Brasil disse que não comentaria as negociações que envolveram a disponibilização e posterior remoção de “Louco por você” do iTunes. Também não informou por quanto tempo o trabalho esteve à venda. Já Dody atribui o ocorrido a uma confusão que não merece ser tratada como "polêmica".

"A gente nem sabia que o iTunes tinha colocado. Como autorizamos o iTunes, através da [gravadora] Sony, a disponibilizar toda a década de 60 [a obra do cantor naquele período], eles incluíram ["Louco por você"] naturalmente, achando que fazia parte do catálogo do Roberto." Segundo ele, ao contrário dos demais trabalhos do compositor da época, a estreia jamais teve uma "remasterização oficial".

"Parece até que houve algumas por aí, mas nada a ver com o tratamento que Roberto sempre dá a suas obras. Ele nunca trabalhou este disco." Para comprovar o argumento, o empresário cita o fato de "Louco por você" sequer ter sido feito parte do pacote que, alguns anos atrás, reeditou toda a obra do compositor.

Acabamento
“['Louco por você'] É uma gravação com três canais. Quem é do ramo sabe que, hoje em dia, grava-se com dezenas de canais”, continua Dody Sirena. “Não tem nada de polêmica, tem muito barulho desnecessário em cima desse assunto”.

A polêmica a que Dody se refere agora diz respeito à suposta reputação de “disco renegado” que “Louco por você” foi ganhando ao longo do tempo. As únicas cópias disponíveis da estreia fonográfica do Rei são encontradas apenas em vinil. Consideradas peças de colecionador, são dignas de uma pequena fortuna cada.
“A confusão que a imprensa faz é que acha que o Roberto rejeitou este disco. Ele nunca o rejeitou, apenas nunca assumiu o disco”, argumenta o empresário. “Mas hoje ele reconhece que foi o primeiro. E nunca o colocou em seu catálogo oficial por considerá-lo com qualidade sonora muito ruim. Nunca considerou oficializar isso, mas já que passou para o meio digital, ele disse 'OK'."

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.