Ouça ao Vivo

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

___________________________________________________________________


__Taubaté-SP_________________________________

Mapeamento da Polícia Militar mostra as regiões mais perigosas de Taubaté.

Parte alta da cidade teve 18 assassinatos e é considerada área crítica.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda










O que era para ser um local de diversão, virou cena de um crime. Na noite da última quarta-feira, um bar no bairro do Belém foi palco de um assassinato, em Taubaté. A vítima foi um homem de 33 anos, que já tinha passagens por homicídio e tráfico. “Chegou com a namorada, pediu uma cerveja. Depois chegaram dois rapazes e pediram a mesma coisa. Nem tomaram a cerveja só houve disparos”.

Crimes como esse chamam a atenção da polícia para uma área crítica da cidade. É a chamada parte alta, que reúne os bairros que ficam do lado de cima da Via Dutra. Um mapa, feito pela PM, mostra que apenas até setembro, a região concentrou 18 assassinatos. “A partir daí nós focamos o trabalho mais efetivo nessas áreas da parte alta para visualizar quem eram os envolvidos, seja como autor ou mesmo vítima, e subsidiamos para que a gente possa realmente através de ações buscar a redução desses índices”, explica o Capitão da Polícia Militar, Waldomiro Medeiros.

 
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda











Outra área de Taubaté que chama a atenção é a parte baixa da cidade. Nessa madrugada um homem de 27 anos foi morto com 5 tiros nessa rua do bairro areão. A polícia suspeita que ele era usuário de drogas já que tinha uma pedra de crack no bolso e aparência bem debilitada.

A parte baixa reúne bairros da região periférica, que ficam depois da linha do trem. Apenas nos primeiros nove meses de 2011, essa área registrou 17 assassinatos.

Segundo a PM, a maior parte desses casos foi no começo do ano. E iniciativas como as unidades avançadas de policiamento comunitário já teriam ajudado a reverter esse quadro. “A gente verificou realmente uma concentração que estava grande no começo do ano na parte baixa da cidade, mas com a extração da própria polícia naquele local, foi possível a redução desses índices”.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 80% dos assassinatos registrados até setembro tiveram ligação com o tráfico de drogas.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.