__São José dos Campos-SP_________________________
Funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos entram em greve.
Funcionários não querem mudança de reajuste de setembro para novembro.
Greve... Palavra que esteve na boca dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos nos últimos meses. Eles comandaram paralisações em várias empresas da região por reajuste salarial. Agora foram surpreendidos pelos próprios funcionários, que cruzaram os braços. 60 trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos iniciaram nesta quinta-feira (27) uma greve por tempo indeterminado em São José.
O motivo não foi o reajuste oferecido. A direção propôs o índice de 10%, seguindo os acordos dos metalúrgicos da região. A greve foi motivada pela decisão do sindicato em mudar o reajuste dos salários dos funcionários de setembro para novembro. Os trabalhadores não querem desvincular a campanha salarial deles com a dos metalúrgicos. “Nós acreditamos o seguinte, uma vez atrelado a categoria, a forma mais justa de se negociar os nossos trabalhos. Vai vir a média da categoria para nós e nós vamos estar dentro do parâmetro que foi conquistado pelos trabalhadores”.
Os funcionários também reclamam que a direção trouxe pessoas de fora para exercer a função deles durante a paralisação. “O que eu mais acho que chateia, eu acho que o sentimento de todo mundo é esse, é que se isso acontecesse em uma fábrica, da nossa categoria, certamente o sindicato iria em defesa deles ”.
O presidente do sindicato, Vivaldo Araújo, nega. “O que aconteceu aqui é que uma parcela dos funcionários não aderiu à paralisação. Esses estão trabalhando e não estão aceitando essa condição”. Ele disse ainda que a mudança na data-base é para não misturar a negociação da categoria com a interna. “Pedindo para eles terem a compreensão que a nossa data-base seja no mês de novembro. Porque no mês de novembro nós já fechamos toda a luta na nossa categoria e já sabemos qual é o percentual a ser recebido e ao mesmo tempo o sindicato passa a ter uma arrecadação que possa passar para os funcionários”.