Ouça ao Vivo

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

________________________________________________________________


__Politica____________________________


Tumor de Lula tem 'agressividade média', dizem médicos.

Lula começou nesta segunda tratamento contra câncer na laringe.
Tratamento pode deixar pequena alteração de voz; equipe descarta cirurgia.


Equipe médica do hospital Sírio-Libanês que trata o ex-presidente Lula (Foto: Juliana Cardilli / G1)

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (31), a equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o resultado de uma biópsia realizada mostrou que o tumor tem "nível de agressividade médio".
Lula começou nesta segunda no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento de quimioterapia contra câncer na laringe, diagnosticado no sábado (28).
Ainda segundo a equipe que trata Lula, a decisão por fazer o tratamento sem cirurgia foi tomada por ser a mais adequada. “Até 20 anos atrás ele seria tratado com cirurgia. Estudos agora mostram que o resultado da cirurgia e da quimio e radio em termos de cura são exatamente iguais. Além de oferecer as mesmas possibilidades de cura [o tratamento com radio e quimioterapia] tem uma possibilidade enorme de preservar a laringe em sua integridade, com preservação da voz”, explicou o cirurgião Luiz Paulo Kowalski.
Devido ao posicionamento do tumor, caso a opção dos médicos para o tratamento fosse pela cirurgia, seria necessário, por margem de segurança, retirar parte das cordas vocais. “Parte das cordas vocais teria que ser removida como margem de segurança, a cirurgia seria pior do ponto
A equipe afirmou, porém, que o tratamento quimioterápico pode trazer como efeito colateral uma pequena alteração de voz.
Ainda conforme os médicos, os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias.
"Nossa expectativa é que ele responda bem ao tratamento", afirmou Roberto Kalil Filho, médico que trata de Lula desde antes de ele se tornar presidente.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 10h desta segunda ao hospital. O tratamento, segundo os médicos, deve durar pelo menos três semanas, podendo ser estendido a depender dos resultados.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.