________________________________________________________________
__Policia & Moradores______________________________
Polícia faz parceria com moradores para proteger casas da região sul.
Novidade está sendo implantada no bairro Bosque dos Ipês de São José dos Campos.
Moradores do bairro Bosque dos Ipês da zona sul de São José dos Campos estão de olho na vida dos vizinhos. Mas por um motivo nobre: ajudar na segurança. Com isso eles já conseguiram reduzir o número de furtos e roubos.
No local, há uma placa que avisa que tem gente de olho no imóvel. A rede de vizinhos protegidos é um programa piloto implantado pela Polícia Militar em parceria com a Sociedade Amigos de Bairro. A experiência acontece no bairro Bosque dos Ipês.
Manter a política da boa vizinhança é muito mais que ser cordeal com quem mora ao lado ou em frente. Significa agora: reduzir os índices de criminalidade. Os vizinhos montaram uma grande rede de informações. Um conhece a rotina do outro. Desta forma, qualquer movimentação estranha já deixa o pessoal em alerta.
O programa foi implantado em janeiro. Até agora já conseguiu adesão de 40% dos moradores.
A ideia parece dar certo mesmo. De janeiro a setembro de 2011 houve queda de 50% nos crimes de furto e roubo de carros e de casas, se comparado ao mesmo período de 2010.
Segundo a Sociedade Amigos do Bairro do Bosque dos Ipês, o custo de adesão ao projeto é de 10 reais. O valor é usado para a compra das plaquinhas que são colocadas nas casas. O morador também ganha um apito para chamar a atenção dos outros vizinhos, em caso de perigo.