Ouça ao Vivo

sábado, 8 de outubro de 2011

_______________________________________________________________


__Em Taubaté - SP_________________________________


Procon considera ilegal Unitau colocar nome de alunos no SCPC.

A Universidade de Taubaté está na mira do Procon. Nos últimos meses, a Unitau já enviou mais de mil nomes de estudantes para o SCPC, o cadastro de maus pagadores. Esses alunos estão com as mensalidades atrasadas. Mas para o órgão que defende os consumidores, essa é uma prática ilegal, e a instituição de ensino corre o risco de ser multada.

Alessandra Papareli foi ao diretório central dos estudantes em busca de informações. O nome da estudante de direito está no Serviço de Proteção ao Crédito. Ela deve R$ 8 mil para a Universidade de Taubaté. Três parcelas são de um acordo firmado no ano passado.

“Para eu fazer acordo esse ano, tenho que terminar de pagar o outro, ficar em dia com o outro para fazer o acordo. Eu fico muito triste porque eu nunca tive meu nome do SPC”, conta a estudante.

O DCE, Diretório Central dos Estudantes, não concorda com a inclusão de nomes de estudantes devedores no SCPC.

“Pelo fato dela ser uma autarquia municipal, a gente acha que não é muito coerente, e a gente pede que seja feita a retirada desses nomes junto com a União Estadual do Estudantes do estado de São Paulo”, afirma o Presidente do DCE, Hélio dos Santos.

O assunto tem provocado muita discussão. O Procon já fala em multar as instituições de ensino que insistirem nessa prática de colocar o nome dos devedores no Serviço de Proteção ao Crédito.

“Você tem o SPC para ele proteger os fornecedores do crédito de inadimplência do comércio. A faculdade e as escolas particulares não, porque elas não estão vendendo diplomas, não estão comercializando crédito, então ela não pode usar do mesmo parâmetro que o comércio usa para que ela possa efetuar uma cobrança de uma maneira constrangedora, que é colocar o nome do aluno no SPC, para inibir ele a vir fazer esses pagamentos,” explica a coordenadora do Procon, Regina Peluso.

De acordo com o pró-reitor de finanças da Unitau, Luciano Marcondes, dos mil alunos que foram incluídos no cadastro de maus pagadores, 150 já negociaram a dívida e limparam o nome. “Tínhamos até o final do ano passado cerca de 40% de inadimplência, temos hoje em torno de 25%, então deu certo sim, muito certo, e se não tivesse dado certo estaríamos hoje com sérios problemas, com folhas de pagamento, folhas de fornecedores, pagamento de contratos", disse.

A Unitau informou ainda que não tem qualquer intenção de constranger os alunos, ou impedi-los de estudar, e que a inclusão do nome dos devedores no SCPC só é feita em último caso, após o fim das negociações.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.