Ouça ao Vivo

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VALE FM INFORMA


__Noticia da Região________________________


São José: Campanha para revogação do aumento no salário dos vereadores.


 Estudantes e movimentos sociais tentam emplacar projeto de lei popular.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda










Estudantes e integrantes de movimentos sociais estão em campanha para tentar reverter o aumento salarial dos vereadores de São José dos Campos. O objetivo é emplacar um projeto de lei popular que revogue o reajuste.

Estudantes percorreram os gabinetes com o esboço do projeto na mão. Eles querem a revogação da resolução que aumentou os salários dos vereadores em 55%, passando para R$ 12.900 na próxima legislatura. "Nós queremos que eles assinem essa lei, onde eles mesmos serão responsabilizados pela revogação do seu próprio salário", disse a estudante, Suzana Beatriz Arruda.

Ouviram muitos nãos, dentre eles dos vereadores Vadinho Covas (PSDB) e Ângela Guadagnin (PT). Em alguns gabinetes nem foram atendidos. A ação dos estudantes contra o aumento dos salários tem a participação de sindicatos e movimentos populares. “É a chance que os vereadores têm de se redimir, de ficar bem com a população, é voltando atrás nesse aumento de salário”, disse o diretor sindical, Antônio Ferreira.

Segundo o Departamento Jurídico da Câmara, para que o aumento dos salários dos vereadores seja revogado, o projeto precisa ser protocolado por um vereador. E serão necessárias 11 assinaturas favoráveis para colocá-lo em votação.


Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

Até o início da sessão os estudantes haviam conseguido o apoio de quatro vereadores. E o compromisso
de Tonhão Dutra (PT). Ele disse que vai protocolar o projeto. "A população está indignada e eu vou entrar com esse processo de revogação. Esperando agora, com certeza, de que muitos vereadores vão aderir ao processo e depois posso subscrever ele e apresentar aqui na Câmara, que é um processo de iniciativapopular", explicou o petista.

Além desse pedido feito diretamente aos vereadores, os movimentos populares protocolaram um pedido na justiça para anular o aumento, mas a liminar foi negada pelo juiz Silvio José Pinheiro dos Santos, da Vara da Fazenda Pública.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.