Ouça ao Vivo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

__________________________________________________________________


__Noticia da Região___________________________


Lei que obriga escolas divulgarem nota de avaliação dos alunos divide opiniões em São José dos Campos.

Deixe a sua opinião sobre a polêmica lei que chega às escolas de São José.

A partir de agora, as escolas municipais de São José dos Campos terão que divulgar na porta de entrada informações como: média das notas da escola no Ideb e até a frequência dos pais nas reuniões.
A medida, aprovada pelos vereadores e já sancionada pela prefeitura, começa a funcionar na prática no ano que vem. Mas já causa polêmica entre pais e educadores.
Segundo a lei, as informações colocadas nas portas das escolas serão trocadas a cada dois anos. Quando a nota é boa... Os pais se enchem de orgulho. Agora, quando o resultado é ruim ninguém gosta de espalhar

Um projeto de lei já aprovado pelos vereadores de São José dos Campos quer tornar obrigatória a colocação de uma placa que mostre a média geral de todas as escolas da rede municipal, seja boa ou ruim. Esse cartaz ficaria ao alcance da visão de todos que passam pelo local.
Segundo o projeto as escolas de São José terão que divulgar em seus muros três informações. A média geral dos alunos no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Também deverá mostrar a frequência dos pais nas reuniões e a taxa de alfabetização.

O vereador Cristiano Ferreira, autor do projeto explicou a proposta dele. "Terá por parte do poder executivo investimento maior nessas escolas que tiverem desempenho ruim", explicou o vereador.
O projeto divide opiniões. Quem defende afirma que uma placa divulgando o desempenho da escola pode despertar a vontade da comunidade de aumentar a participação e melhorar o rendimento dos alunos. Já quem é contra, acredita que a placa só vai reforçar uma desigualdade que já existe.
"É uma questão da escola com ela mesma. A comunidade ter acesso e conversar, discutir e refletir. Isso é em prol da melhoria da educação", explicou o Secretário Educação, Alberto Marques Filho. Segundo a lei, as informações colocadas nas portas das escolas serão trocadas a cada dois anos.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.