Ouça ao Vivo

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

_______________________________________________________________________


__Chuvas___________________________


Chuvas deixam mais de 10 cidades em situação de emergência em SC.

Prefeitura de Rio do Sul decretou estado de calamidade pública.
Cidade mais atingida é Blumenau, com 280 mil afetados, diz Defesa Civil.

Deslizamento de terra atingiu uma casa em Jaraguá do Sul; ninguém ficou ferido (Foto: Tanuí Tavares Filho/PMJS)

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina deixam 12 municípios em situação de emergência, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 19h30 desta quinta-feira (8). No boletim anterior, divulgado às 19h, a Defesa Civil indicava que eram 11 os municípios em situação de emergência. A Prefeitura de Rio do Sul decretou estado de calamidade pública em razão das inundações e deslizamentos de terra. Ao todo, mais de 470 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado desde a quarta-feira (7).
São 17.807 desalojados (pessoas que estão em casas de amigos e parentes) e 984 desabrigados (aquelas que perderam suas casas), e um total de 470.203 foram afetadas pelas enchentes.
A cidade mais atingida é Blumenau, onde 15 mil estão desalojados e 280 mil foram afetados pelas enchentes, seguida de Brusque, com 105 afetados. Também há desabrigados e desalojados em Ilhota e Florianópolis. O leitor Marcos A. Jordan registrou a situação em Blumenau nesta quinta e mandou.
As 12 cidades que estão em situação de emergência desde o início da niote são Angelina, Brusque Caçador, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum. Outras 31 cidades apresentaram notificação preliminar de desastre, que podem também entrar em emergência.
A Defesa Civil de Blumenau informou que 70% da cidade foi atingida por deslizamentos e alagamentos em razão do aumento do nível do rio Itajaí-Açu, que estava 10,64 metros acima do nível normal às 18h. A previsão é de que suba até 14 metros até a madrugada. Trinta e dois bairros foram atingidos, segundo o órgão. Ao todo, 72 abrigos estão aptos a receber desalojados.
Em Rio do Sul, a prefeitura informou que a barragem de Ituporanga está 2,5 metros acima do vertedouro, e quatro das cinco comportas estão abertas para evitar alagamentos. As aulas foram suspensas em todas as escolas públicas nesta quinta. As unidades de Saúde permanecem fechadas, segundo a Secretaria Municipal, em razão da dificuldade dos profissionais de chegaram até os postos.
Deslizamentos de terra
Em Jaraguá do Sul, onde 5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, o deslizamento de terra em um morro no bairro de Tifa Martins atingiu o muro dos fundos de uma casa nesta quinta-feira. A residência havia sido interditada em 2009 pela Defesa Civil, mas era ocupada por um casal e os três filhos. O barro chegou até a lavanderia, mas ninguém ficou ferido, informou a prefeitura.
Imagens mostram o momento em que um deslizamento de terra atinge um trator em uma estrada de Corupá, ao norte do estado. O primeiro deslizamento ocorreu durante a madrugada, na comunidade Tamanduá, as barreiras caíram sobre a via, e deixando algumas residências em risco.
Outro deslizamento ocorreu na rua Ricardo Stein, no bairro Indisquerdo, e deixou o acesso principal ao local interrompido, mas há desvio no local. Um terceiro deslizamento está sendo monitorado na cidade na rua Alfredo Hellmann, no bairro Pinheiro.
A Defesa Civil recomenda que os motoristas tenham cautela nas rodovias, em razão do risco de queda de barreiras e pistas escorregadias. Em algumas cidades, desde o início de agosto, choveu três vezes mais que o esperado para o período.

chuva sc (Foto: Jandyr Nascimento/Agência RBS)

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.