Ouça ao Vivo

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

___________________________________________________________________


Vestibular & Educação:


Fuvest abre nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular 2012.

Prazo de inscrição vai até 9 de setembro com taxa de R$ 120.
Primeira fase será no dia 27 de novembro.

Candidatos fazem prova da Fuvest em sala da Faculdade de Educação da USP (Foto: Mateus Mondini/G1)

As inscrições para o vestibular da Fuvest começam nesta sexta-feira (26). Os alunos interessados em concorrer a uma das 10.852 vagas na Universidade de São Paulo (USP) ou 100 vagas no curso de medicina da Santa Casa devem fazer a inscrição no site da Fuvest até o dia 9 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120.
As provas antecipadas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música e artes visuais ocorrem de 9 a 14 de outubro. A prova da primeira fase ocorre em 27 de novembro. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.
O Manual do Candidato, contendo todas as informações sobre o processo de seleção, pode ser baixado também no site da Fuvest.  No ato da inscrição o candidato deverá imprimir o boleto gerado para o pagamento da taxa. Este pagamento poderá ser feito até o dia 12 de setembro nas agências bancárias ou pela internet.
Os candidatos beneficiados com isenção total ou parcial da taxa devem fazer a inscrição seguindo a orientação constante no site da Fuvest.
Para se inscrever, o candidato deve utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do documento de identidade. Ao completar a inscrição e pagar a taxa, o candidato receberá um número de inscrição, que poderá ser consultado no site a partir do dia 28. Pelo número o vestibulando encontrará os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases, além de ter acesso a outras informações sobre o vestibular.
Este ano pela primeira vez o candidato poderá até as 24 horas do dia 12 de setembro retificar as informações de sua inscrição, podendo até alterar a carreira/curso escolhido, desde que e 12/09/2011 (segunda-feira), que o candidato, desde que tenha finalizado sua inscrição até as 23h59 do dia 9 de setembro. Só não será possível a retificação do número do CPF.
Mudanças
O vestibular da Fuvest terá algumas mudanças. A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são a redução do número de perguntas (de 20 para 16) da segunda prova da segunda fase do vestibular; o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada.
As mudanças foram definidas em uma reunião do conselho. Representantes das 42 unidades da USP participam do conselho. As alterações foram elaboradas por um grupo de trabalho nomeado pela Pró-Reitoria de Graduação com base em avaliações dos últimos vestibulares e sugestões dos departamentos.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.