Ouça ao Vivo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

___________________________________________________________________


Vestibular & Educação:


42,8% dos alunos do 3º ano sabem o esperado em matemática, diz prova.


Avaliação reuniu 6 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Prova ABC mediu ainda desempenho em leitura (56,1%) e escrita (53,4%).

Alunos em sala de aula (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostram que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo que se era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino, com uma grande diferença de desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas.
O resultado da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostrou ainda que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em leitura, e 53,4% dos estudantes tiveram desempenho dentro do esperado em redação.
A Prova ABC mostra ainda uma grande variação entre as regiões do país e as redes de ensino (pública e privada). Sul e Sudeste obtiveram os melhores desempenhos, enquanto Norte e Nordeste mostraram as piores avaliações.
A prova foi aplicada no primeiro semestre deste ano para cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para medir seu conhecimento do conteúdo até o 3º ano (2ª série). A avaliação foi elaborada em uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática (o aluno fez testes de apenas uma das duas áreas). Além disso, todas elas escreveram uma breve redação, a partir de um tema único. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos ao final do terceiro ano, que representa o fim do ciclo básico de alfabetização.
Matemática
Na prova de matemática, o objetivo era obter no mínimo 175 pontos para mostrar domínio da adição e subtração e conseguir resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Estes 175 pontos correspondem ao conhecimento esperado dos alunos desta série segundo escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No total, 42,8% do total das crianças tendo aprendido o que era esperado para esta etapa do ensino em matemática. A média nacional foi de 171,1 pontos, sendo que entre os alunos da rede privada foi de 211,2 pontos, a da rede pública ficou em 158,0 pontos.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.