___________________________________________________________________
São Paulo:
Após acidente no Anhembi, novo show de Ivete será marcado.
Organização diz que ingressos serão dados a quem estava no camarote.
Dezenas de pessoas ficaram feridas após estrutura ceder.
Após o desabamento de parte do camarote montado para a apresentação de Ivete Sangalo no sábado (20) no Anhembi deixar dezenas de feridos em São Paulo, a organização informou na noite deste domingo (21) que um novo show será oferecido a quem estava no espaço onde ocorreu o acidente.
Segundo a Atrás do Trio, cerca de 3 mil pessoas estavam no camarote no momento da queda. Apenas essas pessoas terão direito a um novo ingresso – a produção ainda estuda como será feita a distruibuição dos novos ingressos. A data e o local do espetáculo não estão definidos.
A primeira análise feita pela perícia no camarote indica que houve sobrecarga na estrutura de ferro. A informação é do engenheiro Lourenço Trapé Neto, do Núcleo de Engenharia do Instituto de Criminalística de São Paulo. Por 40 minutos, ele vistoriou na manhã deste domingo (21) a área danificada.
A série de shows em que ocorreu o acidente teve início à tarde com o show do Exaltasamba. Depois tocou o grupo Inimigos da HP. A apresentação de Ivete foi a última da noite. Pelo menos 35 pessoas ficaram feridas, de acordo com os bombeiros. De acordo com a empresa organizadora do evento, 48 pessoas foram atendidas pelas equipes de socorro e liberadas no próprio local e quatro pessoas foram removidas para atendimento médico com suspeita de fratura.
Segundo a produção do show, a apresentação de Ivete foi interrompida por cinco minutos assim que foi constatado o acidente. "Não havia vítimas graves e com os procedimentos de evacuação do camarote devidamente em andamento, foi decidido que era melhor dar sequência à apresentação por considerar que uma evacuação repentina poderia gerar uma confusão, visto que as cerca de 25 mil pessoas que se encontravam na Arena Anhembi não estavam expostas a qualquer risco", informa a nota.
Aglomeração
O empresário José Oscar Hildebrand disse que um grande fluxo de pessoas em um mesmo local causou a queda de parte do camarote. "Aglomerou gente demais em um ponto só”, afirmou. Hildebrand disse acreditar que os fãs correram para ver Ivete assim que ela entrou no palco.
Mensagem da cantora
Em seu perfil no Twitter, Ivete deixou uma mensagem de solidariedade aos fãs na madrugada deste domingo. "Indo dormir agora. Quero deixar o meu beijo e as minhas orações àqueles que estavam em meio ao que aconteceu no camarote. Meu respeito e carinho", afirmou.
Hildebrand negou que os tubos de sustentação estivessem com problemas. "Não houve falha de material. É tudo de primeiro uso. Foi uma fatalidade." O empresário disse que o camarote é "uma estrutura autotravante". "Uma segura a outra." Por isso, quando uma parte cede, as outras acompanham. "É um efeito dominó", completou.
"Fiquei impressionado com maneira que o tubo quebrou. Parecia papel." Mesmo assim, ele negou que o material estivesse em mau estado de conservação. "Está tudo dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Contru fez uma vistoria aqui na quinta-feira (18)", disse o empresário. O Contru é o Departamento de Controle do Uso de Imóveis, órgão da Prefeitura responsável por fiscalizar e conceder licença de funcionamento para esse tipo de estrutura.
Susto
“Estava todo mundo pulando, de repente a arquibancada cedeu e caiu. Tinha gente passando mal. Todo mundo querendo subir um em cima do outro. Foi desesperador, foi horrível. Não teve assistência para ajudar. Foram as próprias pessoas que tiraram umas às outras”, disse uma das espectadoras logo após o acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os atendidos tiveram ferimentos leves. Alguns sofreram fraturas, mas ninguém estava em estado grave.
"A gente até chegou a comentar antes de cair. Depois foi um em cima do outro caindo. Foi um susto enorme", contou uma das participantes do evento. "A gente estava tudo no camarote, todo mundo pulando, junto. De repente despencou tudinho", afirmou outra mulher que acompanhava o espetáculo.
"Tinha gente desmaiada, gente que quebrou perna, gente que quebrou o dedo, que cortou o queixo, braço, mão. O pulso de uma menina estava virado e ela não conseguia arrumar. Tinha um único médico atendendo umas 20 pessoas", disse um jovem.
A administradora de empresas Viviane Alvarenga, de 36 anos, disse que o acidente ocorreu no momento em que Ivete estimulava o público a dançar. "Foi na hora que ela falou: 'Tira o pé do chão'. Na hora que todo mundo tirou o pé do chão junto, deu no que deu", afirmou. Ela, a irmã Cristina Alvarenga, de 27 anos, e a prima Denise Francisco Cândido, de 28 anos, saíram sem lesões graves do acidente e ficaram até o show terminar.
Segundo Viviane, logo após o acidente, Ivete pediu para organização do show verificar se estava tudo bem no camarote. "Ela parou o show, pediu para saber se estava tudo bem no camarote", afirmou.
Viviane afirmou que pode ter havido erro na concepção do camarote, uma vez que parte dos ocupantes teve que se deslocar para ficar perto do palco. "Todo mundo quer chegar mais perto", afirmou. Para ela, não havia placas avisando que os ocupantes do camarote deveriam se dividir por igual entre os dois degraus.
A administradora afirmou que sentia o camarote tremer desde o início da tarde, durante o show do Inimigos do HP. "A gente estava sentindo o camarote tremendo. No começo, não estávamos na ponta, estávamos na metade. Depois eu fui para a ponta. Já estava sentindo a trepidação. Era como aparelho de ginástica destes que são vendidos na TV. Esse segundo degrau estava trepidando. A gente sentiu como se alguém estivesse com martelinho embaixo. Na hora do show do Inimigos, começou uma trepidação muito forte."