Ouça ao Vivo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

__________________________________________________________________


Mundo:


Na TV, Chávez diz que retirou tumor cancerígeno em cirurgia.


É a primeira vez que o presidente fala após uma cirurgia em Cuba.
Analistas dizem que ausência pode estimular crise política.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou na TV nesta quinta-feira (30) que um tumor cancerígeno foi retirado na cirurgia que realizou em Cuba. É a primeira vez que o líder venezuelano fala após a operação em Havana em 10 de junho.
A saúde de Chávez foi motivo de especulações na Venezuela. Até esta quinta, os governistas afirmavam apenas que o presidente se recuperava bem da retirada de um abcesso pélvico. Mas os oposicionistas já sinalizavam que Chávez tinha câncer.
Em uma tentativa de afastar os rumores, o governo divulgou um vídeo nesta quarta em que Chávez aparecia conversando animadamente com o ex-presidente cubano Fidel Castro. Horas mais tarde, no entanto, Caracas cancelou uma cúpula regional nos dias 5 e 6 de julho, que coincidiria com o bicentenário da independência venezuelana.

Analistas dizem que sua prolongada ausência alimenta tensões dentro de diferentes facções do seu Partido Socialista, mas não está claro se os adversários do chavismo serão capazes de se aproveitar da situação.
'A incerteza está agora se intensificando na Venezuela', disse Diego Moya-Ocampos, analista venezuelano da IHS Global Insight. 'Uma prolongada ausência de Chávez pode estimular uma provável crise política sem precedentes.'

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.