________________________________________________________________
DIA DOS NAMORADOS
Na véspera do Dia dos Namorados, solteiros têm jantar da 'última chance'
Terceira edição de evento espera reunir entre 80 e 100 pessoas, em SP.
Casais acabam se formando naturalmente, diz organizadora.
Na noite que antecede o Dia dos Namorados, comemorado no domingo (12), solteiros participam de um jantar diferente em um hotel no bairro dos Jardins, em São Paulo. Chamado oportunamente de “Last Chance” ("última chance", em inglês), o encontro pretende aumentar o círculo de amizades de quem procura uma companhia.
Essa é a terceira edição do jantar “Last Chance”, que espera reunir entre 80 e 100 pessoas neste sábado (11). O jantar é promovido pela Terrazul Turismo, agência especializada em encontros e viagens para solteiros.
“Trabalhava com uma agência de turismo ecológico e percebi que os solteiros pagavam mais caro porque não tinham com quem dividir o quarto e muitas vezes, se viajassem com grupos de famílias ou casais, acabavam ficando isolados. Então decidimos iniciar, há 12 anos, uma saída por mês apenas para solteiros, o ‘Just for Singles’, e foi um sucesso tão grande que hoje a agência é especializada nesse segmento”, diz Yolanda de Oliveira, proprietária da Terrazul Turismo.
Para receber os solteiros neste sábado, o restaurante conta com uma programação diferente para “quebrar o gelo”. “As mesas serão arrumadas para seis pessoas, sempre misturando homens e mulheres. Durante o evento, um animador irá promover atividades para que as pessoas se conheçam e um professor de dança fará com que todos se divirtam na pista”, afirma Yolanda.
Apesar do empurrãozinho dado pela organização, a proprietária da agência garante que formar casais não é o objetivo principal do jantar. “Os solteiros vão para conhecer pessoas novas, e casais acabam se formando naturalmente. Como essa não é a pretensão final, os solteiros chegam mais soltos aos encontros.”
Presença garantida em eventos para solteiros, o engenheiro João Francisco Bernardo, 35 anos, já está inscrito no “Last Chance”. “As festas são muito legais, animadas, com música boa, então eu vou para me divertir. A intenção não é arrumar ninguém, mas é claro que você acaba conhecendo muita gente”, diz.
De acordo com Yolanda, solteiros que procuram pelos eventos temáticos e viagens têm entre 35 e 50 anos, e são, em geral, profissionais bem-sucedidos. Cerca de 60% dos inscritos nas programações são mulheres, em sua maioria, inseridas no mercado de trabalho.
Do encontro ao casamento
Para Christian e Andréa, um encontro de solteiros deu certo. Juntos há oito anos, eles se conheceram em uma viagem para Serra Negra (SP), “Just for Singles”. Andréa nunca tinha ido a um evento só para solteiros e Christian já era um "especialista".
“Não nos falamos durante a viagem. Começamos a conversar em um encontro pós-viagem, uma semana depois, em que as pessoas se reuniam para trocar fotos, falar sobre a viagem. Lá, trocamos telefone e começamos a sair”, lembra Christian Uhlmann, 37 anos, administrador de empresas.
Em seis meses, Christian e Andréa foram morar juntos e um ano depois já estavam casados. Hoje, eles têm um filho de 4 anos. “Cada pessoa tem uma interpretação diferente das viagens. Eu ia para formar amigos, aproveitar a viagem como outra qualquer, mas claro que a chance de você se relacionar com alguém é maior. Essas viagens são diferentes de pacotes tradicionais, a interação é maior”, diz Cristian.