_____________________________________________________________________
Atletas das maratonas aquáticas já treinam em altitude, no México.
Dos atletas da equipe, Poliana Okimoto - que treinou em La Loma no ano passado - optou por não ir ao México, mas aos Estados Unidos.
A equipe brasileira de maratonas aquáticas já está no centro esportivo La Loma, próximo da cidade de San Luís de Potosí, México, a 1.900 metros de altitude e ao norte da Cidade do México, A aclimatação na altitude visa ao Mundial de Xangai (de 27 de agosto a 4 de setembro), cidade chinesa que fica ao nível do mar. Mas a sequência de treinos também visa aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (a pouco mais de 1.500 metros), que serão em outubro.
La Loma será o local de aclimatação da delegação brasileira. Treinar no ar mais rarefeito, na altitude, ajuda mais os atletas de esportes que exigem resistência, de provas de longa distância. A ideia é que o organismo produza mais células vermelhas e o sangue fique, assim, mais oxigenado.
Dos nadadores da maratona aquática, viajaram Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo, Victor Colonese e Samuel de Bona, com os técnicos Márcio Latuff, Carlos Arapiraca e Cristiano Klaser, que ficam até o dia 29.
Todos estão no mesmo local que será usado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como aclimatação da delegação do país – pela primeira vez - para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.
Poliana Okimoto e o técnico Ricardo Cintra, que estiveram em La Loma no ano passado, optaram por um período de preparação à parte, em Flagstaff, Estados Unidos, até o dia 27.
Em La Loma, mas visando ao Mundial, também está toda a equipe australiana de natação, com sua estrela Stephanie Rice.
No caso dos atletas brasileiros da maratona aquática, a concentração é total porque suas provas no Mundial de Xangai valem como seletivas para a Olimpíada de Londres-2012.
As maratonas aquáticas no Mundial:
19 de julho – 10 km, prova feminina: Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha
20 de julho – 10 km, prova masculina: Allan do Carmo e Samuel de Bona
21 de julho – competição por equipes: o Brasil não participa
22 de julho – 5 km, provas feminina e masculina: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona e Victor Colonese
23 de julho – 25 km, prova feminina e masculina: todos os brasileiros estão inscritos, mas participação ainda não está definida.