Ouça ao Vivo

sábado, 3 de dezembro de 2011




__Vestibular & Educação____________________________


Veja dez dicas para fazer o vestibular da Uerj neste domingo.

Prova discursiva começará às 9h.
São 40.200 candidatos participantes
.

Alunos tiveram dificuldade em matemática (Foto: Thamine Leta/G1)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplica neste domingo (4), a partir das 9h, a fase final do vestibular 2012 reunindo os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular estadual e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
Os candidatos terão até cinco horas para fazer o exame, que será composto de três provas discursivas: uma de língua portuguesa com redação, para todos os cursos, e duas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. Cada prova terá pesos diferentes de acordo com o curso definido na inscrição.
Dez dicas para a provaO professor Rui Alves, diretor de ensino do cursinho pH, elaborou uma lista com dez dicas para quem vai fazer a prova. Confira:
1) Nos dias que antecedem a prova, procure se cercar de um ambiente tranquilo. Aproveite ao máximo as aulas, alimente-se bem e jamais estude de madrugada.
2) Reduza o ritmo de estudos conforme a prova se aproxima. Na véspera, só estude pela manhã. Resista ao impulso de estudar na tarde da véspera e na manhã do dia da prova. Na tarde de sábado faça um programa “leve “de lazer com sua família ou amigos com o objetivo de dar uma relaxada.
3) Confira seu documento de identidade e cartão de confirmação. No sábado, separe tudo que vai levar e usar: roupa, documentação, estojo, comida e água.
4) Procure levantar bem cedo no sábado. É a garantia de que você vai estar com muito sono no sábado à noite. Durma cedo.
5) Neste sábado e no domingo, evite as redes sociais.
6) Respeite as refeições e seus horários no sábado. Não coma nada de origem suspeita ou algo com que não esteja acostumado. Leve água a temperatura ambiente, barras de cereal e chocolate para a prova.
7) Saia com antecedência suficiente para estar no local de prova uma hora antes, sem sustos. Se a prova é às 9 horas, o horário de chegada é às 8 horas. Quem chega 9h01 e perde a prova, chegou 61 minutos atrasado.
8) No dia da prova, mantenha-se concentrado no seu objetivo: fazer um excelente vestibular. Não se deixe influenciar pelo possível nervosismo e insegurança dos seus colegas.
9) Quem chega por último na sala de prova, senta onde bate sol, embaixo do ventilador, onde o ar condicionado está muito frio, perto da porta, na primeira fileira, na última fileira... Evite estes lugares. Escolha um lugar longe de qualquer coisa que possa distanciar você do seu objetivo: fazer uma excelente prova.
10) Ninguém sabe tudo. Acreditar em você é parte da receita do sucesso. Lembre-se de todo o seu esforço, sua dedicação e competência ao longo do ano. O sentimento de dever cumprido sempre nos traz mais confiança. Valorize sua capacidade e faça uma excelente prova.
Mais de 40 mil candidatosAo todo, 40.200 candidatos disputam as 5.316 vagas oferecidas pela Uerj. A organização do vestibular recomenda que os candidatos cheguem ccom pelo menos uma hora de antecedência no local de provas.
O estudante deve levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, um documento de identificação original e caneta esferográfica azul ou preta. Para saber o local de prova é preciso acessar o Cartão de Confirmação no site do vestibular.
O vestibular também inclui a disputa por 220 vagas nos cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), 50 vagas nos cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, e 60 vagas na Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.