Ouça ao Vivo

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

_____________________________________________________________________


__Meningite______________________________


Ivete Sangalo passa bem no 3º dia internada em hospital de Salvador.

Cantora baiana se recupera de uma meningite considerada 'benigna'.
Novo boletim médico foi divulgado na manhã desta terça-feira (6).


Ivete Sangalo (Foto: Reprodução/TV Bahia)

É bom o estado de saúde da cantora baiana Ivete Sangalo, internada em Salvador com meningite desde domingo (4), informou o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (6), pela assessoria de imprensa. A artista apresenta quadro de meningite considerada "benigna" pelos médicos.
O comunicado informa que "Ivete Sangalo apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas. Vem alimentando-se normalmente com dieta livre e movimentando-se bem no quarto". Não há informação sobre alta médica. A paciente é tratada com medicação intravenosa e tem recomendação de repouso. Segundo a primeira nota divulgada pelo hospital, foi afastado o diagnóstico de meningite meningocócica do tipo C, a variação mais grave da doença.
De acordo com a assessoria, Ivete Sangalo tem recebido mensagens de vários artistas e recebeu flores da cantora Vanessa Mata.
Shows cancelados
Segundo a assessoria de imprensa da cantora, foram canceladas as apresentações que estavam marcadas para o dia 7 de dezembro em Recife (PE) e 10 de dezembro em São Bernardo do Campo, em São Paulo. As novas datas ainda não foram definidas pela produção.

A apresentação mais recente de Ivete Sangalo foi no sábado (3). Ela fez show, à noite, no "Carnatal", carnaval fora de época no Rio Grande do Norte.

'Benigna, não contagiosa'
O infectologista Vladimir Neco, especialista ouvido pelo G1 e que não participa do atendimento da cantora, diz que a forma da doença que afeta Ivete é menos agressiva. “São chamadas benignas quando não deixam sequelas, nem levam à morte”, explica o médico.

Sobre o uso da expressão "benigna", o infectologista Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), complementa que a classificação “benigna” não é a mais usual.

“Provavelmente, esse diagnóstico dado pelo boletim médico é de um quadro causado por vírus que não pode ser transmitido pelas vias respiratórias, mas é prematuro dizer isso antes de exames mais elaborados”, afirma o médico. “Normalmente, após um exame de recolhimento de liquor você consegue dizer com muita segurança se a causa é bacteriana ou viral.”

Os sintomas mais comuns da doença costumam ser a rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensas. Eles podem se manifestar nos dois tipos da doença. “É possível diferenciar a meningite viral da bacteriana pela agressividade dos sintomas e o estudo do liquor, líquido que lubrifica o cérebro, e é colhido através da coluna ou do pescoço”, diz Neco.


Tratamento

Para as meningites causadas por vírus, o tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias se o paciente não apresentar complicações.  Na infecção viral, somente os sintomas são combatidos. Já quando a doença é despertada pela presença de bactérias, o combate se dá por meio de antibióticos.
O tratamento costuma durar até 10 dias. “É possível que as meninges fiquem inflamadas mesmo sem a ação de uma causa infecciosa como um vírus ou bactéria”, diz o diretor da SBI. “Muitas vezes a causa pode ser inflamatória, reumática e até mesmo vascular.”

Meningite (Foto: Arte/G1)


(fonte: G1)

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.