Ouça ao Vivo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

_________________________________________________________________


__São José dos Campos-SP_______________________


Furto e roubo de veículos disparam em São José dos Campos.

Um dos motivos seria o mercado ilegal de venda de peças.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda










Entre os dados de criminalidade, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, um chama atenção, em São José dos Campos. O número de furtos e roubos de carros aumentou bastante em relação ao ano passado. Um dos motivos seria o mercado ilegal de venda de peças.

Mesmo pagando seguro, Célio teve um prejuízo de R$ 2 mil para recuperar o carro dos estragos feitos por bandidos. Mas para ele o pior foi ter ficado na mira dos assaltantes. “Já desceram rapidamente abordando, armados, já anunciando que era um assalto, que iam levar o carro. Perguntaram se tinha alarme e foi tudo muito rápido”.

O carro dele e os de muitas vítimas de São José dos Campos sumiram na mesma região. A zona sul lidera o ranking das ocorrências. Mas o perigo existe em toda a cidade


Segundo dados da secretaria de segurança público do estado o registro desses crimes em São José dos Campos só aumentou de um ano pra cá. Comparando o período de janeiro a setembro de 2010 com 2011 o número de roubos de veículos em São José passou de 632 para 839. Já o de furtos aumentou de 1187 veículos para 1328.

A Polícia Civil explica que a batalha contra os roubos e furtos deve começar no comércio que sustenta a venda de peças ilegais. “Se não houver o receptador, o furto vai diminuir. Então, na medida em que você combate o receptador, o indivíduo que compra peças de veículos roubados, você diminui o índice de roubo e furto de veículos na região”.

O comando da PM afirma que novos policiais vão entrar em serviço no Vale do Paraíba ainda este ano. Só a quantidade deles é que não pode ser confirmada. Mesmo assim a corporação informa que a atual estrutura é suficiente para reduzir os índices de criminalidade. “Nós estamos intensificando as nossas ações força comunitária, abordagem simultâneas, que é uma ação força comunitária específica para esse tipo de delito, na qual todas as nossa viaturas disponíveis ao mesmo tempo, nos 39 municípios da região abordam veículos que a inteligência policial como sendo veículo objeto de furto, roubo, ou que podem estar sendo utilizados na prática de algum tipo de delito aqui na região”.

Em Taubaté também houve aumento de mais de 66% no número de roubos de carros e de 29% no número de furtos de veículos em comparação com o ano passado.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.