Ouça ao Vivo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

__________________________________________________________________


__Ciência & Saúde_______________________________


Cidades da região faz campanha de testes gratuitos do vírus da Aids.

Companhia Paulista de Arte de Jundiaí traz peça teatral interativa "Labirinto"

A Campanha ‘Fique Sabendo’ está sendo realizada em Taubaté a partir desta quarta-feira (23) e segue até o dia 1º de dezembro. A Companhia Paulista de Arte de Jundiaí, que faz parte da campanha, trouxe para a cidade a peça teatral interativa "Labirinto".

As pessoas que estiverem passando pela Praça Dom Epaminondas serão convidadas a entrar no labirinto e receber orientações sobre o uso da camisinha. A ideia é mostrar algumas sensações relacionadas ao tato e olfato, explicando que isso também é possível com o uso do preservativo. Onze atores fazem parte dessa apresentação.

O Labirinto ficará na Praça Dom Epaminondas até esta quinta-feira (24), das 9h às 16h. Um estande foi montado na praça para oferecer também o teste rápido para detectar a Aids. Esse serviço será oferecido quinta, sexta e sábado.

O resultado fica pronto em cinco minutos. Uma equipe de 12 profissionais do Amblatório de Infectologia fará a orientação. Caso o diagnóstico seja positivo, a pessoa é encaminha para tratamento de graça, no Ambulatório, que fica na Rua Benedito Cursino dos Santos (próximo ao Pronto Socorro Municipal). A cidade recebeu mil testes rápidos e mil convencionais para serem usados durante a campanha ‘Fique Sabendo’.

Taubaté atualmente tem 600 pessoas recebendo medicação para Aids e outras 500 em tratamento da doença. Para cada dois homens há uma mulher infectada pelo vírus da Aids em Taubaté. Até o dia 1º de dezembro as pessoas poderão fazer o teste convencional de Aids em todos os Postos de Saúde da Família da cidade. Para realizar o teste, não é necessário agendar horário. Basta comparecer à unidade de saúde com o RG.


São José dos Campos

E a partir desta quinta-feira (24), outras cidades da região vão aderir à campanha ‘Fique Sabendo’. Em São José dos Campos, os testes de HIV podem ser feitos, de graça, no centro de orientação e apoio sorológico. O atendimento vai das 8h às 14h, durante a semana, e das s7h às 15h no fim de semana. O endereço do centro de orientação é Rua Amin Assad, 200, no Jardim São Dimas. Para mais informações sobre a campanha nas cidades da região acesse o site.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.