Ouça ao Vivo

domingo, 2 de outubro de 2011

___________________________________________________________________


__Oriente Médio______________________________


Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com palestinos.

Governo israelense pediu à Autoridade Palestina que faça o mesmo.
Palestinos insistem em que Israel pare a colonização na Cisjordânia.

O governo de Israel anunciou neste domingo (2) que aceitou o apelo do Quarteto para o Oriente Médio para retomar as negociações de paz com os palestinos.
"Israel saúda o apelo do Quarteto para negociações diretas entre as partes sem condições prévias", disse comunicado publicado pelo escritório do premiê Benjamin Netanyahu.
"Israel tem algumas preocupações, mas ela vai mencioná-las no tempo apropriado. Israel pede à Autoridade Palestina que faça o mesmo e que entre nas negociações diretas sem demora", diz o documento, divulgado após reunião ministerial.
Após a resposta israelense, os palestinos voltaram a pedir o congelamento da colonização israelense.
"Se Netanyahy aceita o comunicado do Quarteto, então deve anunciar que parou a colonização e aceitar o princípio das fronteiras de 1967, porque isso é claramento o que pede o quarteto", disse a France Presse o negociador palestino Saeb Erakat.
Apelo à ONU
O Quarteto (grupo diplomático formado por EUA, Rússia, ONU e União Europeia para mediar a negociação de paz no Oriente Médio) apelou pela retomada das negociações de paz logo após os palestinos terem pedido à ONU, em 23 de setembro passado, o reconhecimento oficial de seu Estado.
O cronograma prevê que as negociações acabem antes do fim de 2012.
O pedido do reconhecimento do Estado palestino está sendo analisado pelo Conselho de Segurança da ONU.
Israel e EUA são contrários a isso e querem mais negociações diretas sobre questões como fronteiras e segurança antes do reconhecimento do Estado palestino. Os EUA prometeram vetar a aspiração palestina no Conselho de Segurança.
As negociações diretas de paz estão suspensas há um ano.
Esta foi a primeira resposta oficial do governo israelense sobre a proposta, mas vários ministro já haviam se manifestado simpáticos a ela.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas disse que não iria negociar enquanto Israel não interrompesse a política de levantar assentamentos na Cisjordânia, que a Palestina clama como parte do futuro país, incluindo a Faixa de Gaza e a parte leste de Jerusalém como capital.
Israel, na contramão dos esforços, anunciou na terça-feira a intenção de construir 1.100 novas residências para colonos israelenses em Gilo, região perto de Jerusalém.

Manifestante palestino tenta escapar de bomba de gás lançada pela polícia israelense de fronteira durante protesto próximo a assentamento em Kofr Qadoum, na Cisjordânia, nesta sexta-feira (30) (Foto: Reuters)

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.