Ouça ao Vivo

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

______________________________________________________________________


__Em São José dos Campos_________________________


Adolescente de 17 anos sofre infarto enquanto jogava bola.

Ele conseguiu sobreviver graças à ajuda de amigos e do Corpo de Bombeiros.

A família de um adolescente de São José dos Campos levou um susto. Ele tem apenas 17 anos, e estava jogando futebol, quando sofreu um infarto. O resgate foi acionado e o jovem se recupera no hospital. Ele sobreviveu graças à ajuda rápida de quem estava por perto.

O adolescente jogava futebol em uma quadra de socyeti quando teve uma parada cardio-respiratória. O resgate foi acionado imediatamente. O pai do rapaz também estava no local. "Temos um aparelho chamado desfribilador, que foi utilizado. Foi dado o choque por cinco vezes, a gente continuou uma massagem cardíaca até a vítima voltar a ter condições", explicou a Tenente Michele César, do Corpo de Bombeiros.

"A vítima estava inconsciente, não respondia, não piscava, tinha ausência de batimentos cardíacos em alguns momentos. Então realmente pra quem está assistindo, o cenário da ocorrência é muito complicado", contou César.

Antes mesmo do resgate chegar, o grupo que estava na quadra começou a fazer massagem cardíaca no rapaz. Segundo os bombeiros, esse procedimento, que pode ser feito por qualquer pessoa, salvou a vida dele. "Quanto mais precoce a massagem, mais chance esse paciente tem", contou o médico Eduardo Mostaro.

Os bombeiros ensinam como a massagem deve ser feita. "A cada 30 compressões, duas ventilações. Aí se a pessoa não tiver disponibilidade de um aparelho, pode ser feita a ventilação boca a boca".

O presidente da sociedade de cardiologia em São José dos Campos, Fábio Baptista, disse que não é comum uma pessoa tão jovem ter um infarto. "É importante sempre notar se existe alguns sintomas, como dor no peito e etc. É importante procurar atendimento médico".

Ele disse ainda que seria recomendável que locais onde há prática de esporte tivessem equipamentos e pessoal treinado pra esse tipo de ocorrência. O jovem está na UTI realizando alguns exames e ainda requer cuidados especiais.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.