Ouça ao Vivo

domingo, 18 de setembro de 2011

VALE FM INFORMA


__Brasileirão Série A____________________________


Oscilando, Corinthians tenta parar o 'elevador' do Santos neste domingo.

Timão precisa vencer clássico das 16h, no Pacaembu, para conseguir voltar à liderança. Crescendo, Peixe luta para se aproximar do bloco dos primeiros.

Montagem Liedson e Borges, Corinthians x Santos (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O momento não condiz com os 14 pontos que separam Corinthians e Santos na classificação do Campeonato Brasileiro. O clássico deste domingo confronta a instabilidade do Timão na briga pelos primeiros lugares e o crescimento do Peixe na tentativa de se aproximar do grupo que disputa o título nacional de 2011. Será o quinto e último duelo entre os clubes nesta temporada: até agora, uma vitória para cada lado e dois empates.
O Corinthians precisa vencer para terminar a 24ª rodada na liderança. Com os jogos de sábado, o Timão caiu para terceiro lugar, com 43 pontos, um atrás do São Paulo e dois abaixo do Vasco. O retrospecto recente não ajuda. Nos últimos seis jogos, o Timão acumulou quatro derrotas e apenas duas vitórias. Para acabar com a instabilidade, Tite aposta no retorno de Emerson atuando ao lado de Liedson.
Do lado santista, o momento é de confiança. Não bastasse as presenças de Neymar e Borges, artilheiro do torneio com 16 gols, a equipe mostra que pode crescer. Nas últimas seis rodadas, foram quatro vitórias e dois empates. O Peixe é o 13º, com 29, mas tem ainda dois jogos a menos (Grêmio, no Olímpico, e Botafogo, na Vila Belmiro), o que poderia colocá-lo próximo do bloco que luta pela taça.
Mais do que pontos, o clássico deste domingo também tem valor pela rivalidade. Até o momento, os clubes estão iguais após quatro duelos no ano. Pelo Paulistão, o Corinthians fez 3 a 1 na primeira fase, mas, na final, a vantagem foi do Santos, com um empate sem gols e uma vitória por 2 a 1. Já pelo Brasileirão, nova igualdade por 0 a 0, em partida que não contou com os ídolos Liedson, Ganso e Neymar.
Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP) apita a partida. Os auxiliares são Herman Brumel Vani (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP). A Rede Globo transmite a partida somente para a Baixada Santista.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Corinthians: depois de perder para o Fluminense, o Corinthians tenta encerrar uma rodada na liderança pela 18ª vez consecutiva e impedir que a turbulência volte a rondar o clube. Além de recuperar o primeiro posto e impedir que o Santos suba na classificação, o Timão defende uma invencibilidade de 17 clássicos no Pacaembu. A última derrota aconteceu em 2006, justamente para o Peixe.
Santos: para os santistas, o clássico deste domingo é uma "final". O técnico Muricy e seus comandados acreditam que se vencerem o Corinthians passarão a ter direito de sonhar com o título, apesar da enorme diferença de pontos. Por outro lado, se perderem, apesar de manterem chances matemáticas, os alvinegros já admitem que apenas cumprirão tabela.
header as escalações 2
Corinthians: Tite esconde a formação, mas fará duas mudanças em relação à rodada anterior. O lateral-direito Alessandro e o atacante Emerson são as novidades. O primeiro retorna depois de um problema muscular na coxa esquerda. Já o segundo teve o mesmo desconforto ao longo da semana e também cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A única dúvida está em quem deixa o ataque: Jorge Henrique ou Willian. A equipe é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho e Alex; Jorge Henrique (Willian), Liedson e Emerson.
Santos: o técnico Muricy Ramalho mantém a escalação do Peixe em suspense. O volante Arouca está recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, mas ainda está fora de forma. Por isso, é dúvida. Já o volante Ibson e o lateral-direito Pará, recuperados, estão à disposição. Sem o meia Paulo Henrique Ganso, machucado, o treinador manterá o atacante Alan Kardec formando trio ofensivo com Borges e Neymar. A escalação provável: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique e Ibson; Alan Kardec, Borges e Neymar.
quem esta fora
Corinthians: o atacante Adriano está em processo final de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo e o lateral-esquerdo Fábio Santos deve ser liberado a partir de quinta-feira depois de fraturar a clavícula esquerda. O meia peruano Ramírez, com o pé esquerdo quebrado, segue em tratamento.
Santos: Ganso, Elano, Rodrigo Possebon e Alison estão machucados. Ninguém suspenso.
header pendurados
Corinthians: Danilo, Paulinho e Ramon.
Santos: Arouca, Bruno Aguiar, Edu Dracena, Elano, Henrique, Léo, Neymar e Pará.
header fique de olho 2
Corinthians: destaque durante a fase instável, o atacante Emerson retorna como a principal aposta do Timão para vencer o Santos. Com boas atuações, Sheik busca também seu primeiro gol no Pacaembu – os três que marcou até agora foram como visitante: em Florianópolis (contra Avaí), Ipatinga (Atlético-MG) e Presidente Prudente (Palmeiras).
Santos: Neymar não tem sido tão decisivo nos últimos jogos, mas é, como afirma o técnico Muricy Ramalho, o jogador que pode resolver num lance. Neste ano, na final do Paulistão, contra o Corinthians, marcou o gol do título santista, na vitória por 2 a 1, na Vila Belmiro. Foi seu último jogo contra o Timão, já que no primeiro turno, no empate em 0 a 0, na Vila, ele estava na Seleção Brasileira.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Tite, técnico do Corinthians: “Uma vitória no clássico sempre é importante. Pela pontuação, o Santos não é nosso adversário ao título, a não ser que faça um percentual extraordinário. Independentemente disso, o jogo tem um grau de importante muito grande”.
Muricy Ramalho, técnico do Santos: "Para eles (Corinthians), uma derrota não muda muita coisa, pois estão na frente. No máximo, perderão a liderança. Para o Santos, complica, pois vamos ficar longe demais dos ponteiros".
header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O Pacaembu já foi palco 91 vezes do clássico entre Corinthians e Santos. No estádio preferido dos corintianos, o Timão leva vantagem com 35 vitórias e 29 empates, contra 27 vitórias santistas (143 gols do Corinthians e 127 do Peixe).
* Na história do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Santos se enfrentaram 32 vezes na cidade de São Paulo, com 13 vitórias corintianas, 10 empates e 9 triunfos santistas. Desses 32 jogos, 18 foram realizados no Pacaembu, com nove vitórias do Corinthians, quatro do Santos e cinco igualdades.

* Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no dia 22 de junho de 1913, no Palestra Itália. Em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Santos venceu por 6 a 3, gols de Milton (dois), Arnaldo (dois), Ambrósio e Ricardo. César Nunes, Luis Fabi e Peres fizeram para o Timão.

* Computando todos os jogos da história entre Corinthians e Santos, as duas equipes já se enfrentaram 299 vezes. A vantagem é do Corinthians que venceu 122 vezes, contra 94 vitórias do Santos e 83 empates. O Timão marcou 554 gols, contra 467 do Peixe.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.