Ouça ao Vivo

domingo, 18 de setembro de 2011

_____________________________________________________________________


__Mundo_______________________________


Violentos combates são retomados na cidade líbia de Sirte.

Correspondente da BBC diz que combatentes avançaram 10km em direção à cidade líbia; em Bani Walid, opositores do coronel se reagrupam depois de ser obrigados a se retirar.

Combatentes anti-Kadhafi se dirigem a Sirte (Foto: Reuters / via BBC)

Violentos combates foram realizados neste sábado na Líbia pelo controle da cidade costeira de Sirte, enquanto em Bani Walid, a sudeste de Trípoli, os opositores do coronel se reagrupam depois de ser obrigados a se retirar.
Usando metralhadoras, os combatentes contrários a Kadhafi e favoráveis ao Conselho Nacional de Transição (CNT), que funciona como governo interino da líbia, avançaram sobre Sirte, cidade natal do coronel, mas foram alvo de bombardeios inimigos.
O correspondente da BBC Alastair Leithead, que acompanha as forças de oposição a Kadhafi em Sirte, diz que os combatentes avançaram cerca de 10 km em direção da cidade.
Segundo o repórter, ocorre um progresso lento, estável e cauteloso por parte dos combatentes anti-Kadhafi. Leithead diz que as forças leais ao CNT bombardeiam as posições inimigas, cansando os combatentes pró-Kadhafi e então tomando o controle dos locais.
O correspondente da BBC diz que as forças contra o coronel ainda estão a alguma distância dos portões a leste de Sirte, embora eles pareçam estar mais perto dos acessos a oeste e sul da cidade.
Há relatos não confirmados de que os combatentes leais ao CNT tomaram controle total da cidade de Harawa, 80 km a leste de Sirte, depois de negociar um acordo de rendição.
Nos arredores de Sirte, vários milicianos feridos estão sendo tratados em um posto de gasolina. Um médico disse à agência de notícias AP que três combatentes anti-Kadhafi foram mortos lá neste sábado.
O representante do CNT em Sirte, Hassan Dourai, disse que ninguém tem o controle total da cidade.
"Agora estamos concentrados em um punhado de edifícios na cidade e nos arredores, incluindo (a localidade) de Wadi Abu Hadi, onde as forças a favor de Kadhafi estão concentradas" disse à agência AFP um comandante contrário ao coronel, Salem Jeha.
Ele afirmou que as forças de Kahdafi não têm como continuar a resistência.
Porta-voz de Khadafi
No entanto, o porta-voz do coronel, Moussa Ibrahim, disse que não há risco dos partidários do antigo regime perderem o controle de Sirte.
Ibrahim afirmou à agência Reuters que Kadhafi está "liderando todos os aspectos dessa luta" e que a resistência vai continuar "por meses e meses".
"Ele está falando com as pessoas, ele está dando palestras, ele está discutindo, ele está supervisionando todas as questões da resistência", disse o porta-voz.
Ibrahim ainda acusou a Otan de bombardear o bloco de apartamentos residenciais de Tamin, em Sirte, durante a noite.
"O resultado é mais de 354 mortos, 89 ainda desaparecidos e quase 700 feridos em uma noite", afirmou.
A Otan diz que não tem conhecimento deste relato. "Esta não é a primeira vez que tais alegações são feitas. Na maioria das vezes, elas se revelam infundadas ou inconclusivas", disse a coalizão.
Segundo a Otan, são atacados somente alvos militares baseados em "fortes evidências indicando que a população de Sirte estava sendo ameaçada e atacada pelas forças de Khadafi".
Bani Walid
Em Bani Walid, as forças contrárias a Khadafi se retiraram no sábado, depois que um ataque foi repelido.
O correspondente da BBC Peter Biles, que está na estrada que leva à cidade, diz que os combatentes leais ao CNT encontraram uma dura resistência.
Relatos indicam que seis opositores de Khadafi foram mortos e outros 20 ficaram feridos nos combates pela cidade na sexta-feira.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.