___________________________________________________________________
__Mundo____________________________
Sobem para 9 os mortos em acidente em competição aérea nos EUA.
Acidente aconteceu em Reno, Nevada, na tarde de sexta (16), horário local.
Corrida tem histórico de acidentes desde sua criação, em 1964.
Subiu para nove o número de mortos na queda de um pequeno avião sobre o público durante uma competição aérea na cidade de Reno, no estado norte-americano de Nevada.
"Transportamos 54 pacientes para hospitais, sendo que dois deles morreram em seguida. Também tivemos sete vítimas fatais no local do acidente, incluindo o piloto", informou o chefe da polícia de Reno, Dave Evans.
O acidente ocorreu às 16h30 locais desta sexta-feira (16). O piloto e outras oito pessoas que estavam em solo morreram.
Imagens da TV local KRNV-TV mostraram corpos ensanguentados e destroços, em um ambiente de caos.
Gravado aparentemente da arquibancada principal, ele mostra o público dizendo "Oh, meu Deus" após a queda da aeronave, que ergueu uma nuvem de fumaça e provocou um incêndio.
Jeff Martinez, homem do tempo da KRNV, estava no local. Ele disse que o avião virou para a direita e então caiu direto, de bico, em direção ao chão.
"A gente via pedaços e partes por todos os lados", disse Martinez. "Ninguém acreditou."
Desde que o campeonato na cidade de Reno começou em 1964, 19 pessoas morreram em diversos acidentes. A competição é como uma corrida de carros no céu, disputada em circuitos ovais. Os pilotos chegam a dar rasantes a 15 metros do solo. Em alguns momentos da corrida, os aviões passam a cerca de 15 metros do chão com uma velocidade de 800 Km/h.
Piloto experiente
Mike Houghton, presidente da empresa responsável pela National Championship Air Races, disse que o piloto Jimmy Leeward, natural de Ocala, no estado da Flórida, morreu no acidente.
Ele era o dono do avião, um caça P-51 Mustang, do tempo da Segunda Guerra Mundial.
Leeward, segundo o empresário, era um piloto experiente, que trabalhou como de dublê em filmes de ficçãocomo "Amélia". Ele voava desde 1975.
Os hospitais da região confirmam a chegada de pelo menos 50 feridos, alguns deles em estado grave. Os nomes dos mortos no acidente ainda não foram divulgados.
Autoridades da FAA, agência federal de aviação dos EUA, já estavam no local para averiguar as causas do acidente.
Segurança questionada
O público foi orientado a deixar o local, e as corridas do fim de semana foram canceladas.
As corridas do gênero acontecem sempre em setembro e atraem grande atenção do público. A segurança dos voos já foi questionada, e quatro pilotos morreram entre 2007 e 2008.
Autoridades escolares chegaram a sugerir que a presença de crianças nas corridas fosse proibida