Ouça ao Vivo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

_________________________________________________________________


Rodeio:


Rainha da festa de Barretos dá dicas de como se vestir para o rodeio.

Para Eloiza Moreira,17, calça apertada, bota e chapéu são indispensáveis.
Rodeio mais famoso do estado paulista ocorre entre 18 e 28 de agosto.

Rainha de Barretos  (Foto: Divulgação)

Quer arrasar na Festa do Peão de Barretos? Então não deixe no armário as botas, a calça bem apertada, o cinto com fivelão e o chapéu, claro. Essas são as dicas da paulista Eloiza Moreira, de 17 anos, coroada a Rainha da Festa do Peão de Barretos 2011, posto cobiçado por dez entre dez meninas que se identificam com a festa e o glamour dela. O rodeio, considerado o mais importante do país, ocorre na cidade do interior de São Paulo entre os dias 18 e 28.
“O que sempre pega é a calça de montaria bem grudada, a bota texana de cano alto, ou baixo, mas sem salto. A camisa xadrez vai ‘bombar’, todo mundo usa, e a jaqueta de couro também”, conta Eloiza, sobre o que as garotas devem usar. A estudante de odontologia vive em Barretos desde os 2 anos e diz ser frequentadora assídua da festa mais esperada na cidade.
Como acessórios, a ‘rainha’ considera indispensáveis o cinto com fivela grande e o chapéu de palha. “Para os homens, preto, de preferência.” Com 57 kg, distribuídos em 1,73 metro de altura, Eloiza vai usar trajes típicos nos dias do rodeio. Top, bota, chapéu e calça ou short com franjas. De acordo com ela, saias não são bem-vindas na arena do rodeio. “Por causa da arquibancada, quem está na parte de baixo vê tudo. Não é confortável.”
À vontade ficarão as mulheres que optarem por usar short. “De dia faz calor e dá para usar um shortinho.” Eloiza sugere que, à noite, quando venta mais frio, as meninas usem o short com meia calça. Sandálias não são recomendadas. “Entra areia no pé e você ainda pode levar uma pisada. Melhor ir de bota.”
Preparação de rainha
Eloiza conta que está solteira. E de medidas novas também. Ela diz que a preparação para se tornar rainha da festa durou um ano e incluiu malhação pesada, mudança radical na dieta e aulas de postura. “Mudei muito minha dieta. Só comi arroz, feijão, salada e uma carne magra. Tive que cortar as massas. Emagreci sete quilos.”
Entre as atribuições dela estão recepcionar autoridades na festa, acompanhar turistas, discursar na abertura do evento e sempre distribuir sorrisos. Para as moças que almejam o posto, Eloiza lista o que uma rainha deve ter. “O sorriso sincero, os ombros bem levantados e ser sempre educada.” E os pretendentes da estudante? “Uma vez vi um rapaz de calça social e bota no rodeio. Não combina de jeito nenhum, não dá”, diz ela, rindo.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.