Ouça ao Vivo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

________________________________________________________________


Economia:


Japão intervém no câmbio para conter alta do iene.

Moeda japonesa chegou ao seu nível mais alto desde a Segunda Guerra.
Às 22h12 de Brasília, um dólar equivalia a 78.42 ienes.

O governo japonês decidiu intervir nesta quinta-feira (4, horário local) no mercado cambial do país num esforço para conter a alta do iene.
A decisão foi tomada após a moeda japonesa chegar a seu nível mais alto desde a Segunda Guerra Mundial.
O ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, disse que a venda da moeda nacional deveria conter movimentos especulativos que teriam sido responsáveis pela excessiva elevação da moeda.
"Caso esse movimento continue, pode haver um impacto negativo na economia japonesa e na estabilidade, num momento em que o país se esforça para se reconstruir do desastre pelo qual passou", disse o ministro a repórteres. "Agora nós vamos acompanhar o mercado bem de perto", completou.
Às 22h12 de Brasília, um dólar equivalia a 78.42 ienes, contra 76.99 no fechamento do dia anterior.
A última vez que o governo japonês teve que intervir no câmbio foi no dia 18 de março, quando a moeda atingiu os 76,25 para cada dólar após o país ter sido atingido por um forte terremoto e por um tsunami .
Após a medida governamental, o Banco do Japão decidiu encurtar uma reunião prevista para dois dias para decidir sobre algumas medidas a serem tomadas na quinta-feira em relação à flexibilização monetária, conforme divulgou a emissora NHK.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.