Ouça ao Vivo

domingo, 31 de julho de 2011

_________________________________________________________________


Campeonato Brasileiro:


Reabilitação em jogo: Avaí em crise recebe o líder Corinthians.


Time catarinense tenta vitória para lutar contra rebaixamento. Paulistas lutam para apagar derrota e manter vantagem sobre os rivais.

Renan treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)

primeira e única derrota no Campeonato Brasileiro acendeu o sinal de alerta no líder Corinthians. Depois de perder em casa para o Cruzeiro e ver os concorrentes se aproximarem na classificação, o Timão precisa mostrar seu poder de reação. Neste domingo, às 16h, na Ressacada, em Florianópolis, os paulistas enfrentam o desesperado Avaí, penúltimo colocado e sem resultado positivo jogando diante de sua torcida.
O Corinthians tem 28 pontos e um jogo a menos do que a maioria dos concorrentes. Mas já vê alguns deles se aproximando na tabela, casos de São Paulo (25 pontos) e Flamengo (24), ambos vitoriosos na quarta-feira. Em situação complicada está o Avaí. Em 12 confrontos, obteve uma vitória, quatro empates e sete derrotas - com a pior defesa de toda a competição, com 27 gols sofridos.
Wilson Pereira Sampaio (DF) apita a partida. Os auxiliares são Rodrigo Pereira Joia (RJ) e João Sousa Paulo Neto (DF). A Rede Globo transmite a partida para Santa Catarina (menos Florianópolis), Paraná, São Paulo (exceto Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga) e Pará (menos Santarém). Você acompanha também, em Tempo Real.
Corinthians: depois de perder a primeira partida no Brasileirão, o Timão tenta reagir imediatamente para não permitir que os principais adversários na briga pelo título se aproximem. Vale também o primeiro resultado do clube paulista jogando na Ressacada. Em três confrontos até o momento, foram duas derrotas e um empate.

Avaí: jogar na Ressacada não tem sido vantagem para o Leão. Em cinco jogos, foram três derrotas e dois empates. O retrospecto recente também não ajuda. Nos últimos dois jogos, a equipe sofreu duas viradas, para Internacional (3 a 1) e Botafogo (2 a 1). O técnico Gallo vem sofrendo enorme pressão, mas o presidente do clube, João Nilson Zunino, garante que não pensa em trocar o comando.
Corinthians: o técnico Tite fará uma mudança em relação ao time que perdeu para o Cruzeiro no último fim de semana. O zagueiro Chicão sofreu uma lesão muscular na coxa direita e foi vetado pelos médicos. Wallace, que não participou da atividade de sexta em decorrência de fortes dores de cabeça, será o substituto. A outra opção é Paulo André. A formação é a seguinte: Renan, Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Emerson e Jorge Henrique.
Avaí:  com a maioria de seus reforços ainda longe da forma física ideal, o técnico Gallo deve repetir a equipe que enfrentou o Botafogo, na última quarta-feira. Leandro Lima é o único, na visão do treinador, que tem chances de pegar o Timão entre as caras novas do Avaí. Pedro Ken, sentindo dores musculares na coxa esquerda, é dúvida. O time deve ser o seguinte: Felipe, Welton Felipe, Bruno e Dirceu; Daniel, Marcos Paulo, Fabiano, Pedro Ken (Leandro Lima), Cleverson e Romano; Willian.
Corinthians: a lista de ausentes do Timão é bastante grande. Além de Chicão, estão fora o goleiro Julio Cesar (luxação exposta no dedo mínimo da mão esquerda), o atacante Liedson (operado no joelho esquerdo) e o lateral-direito Alessandro (lesão muscular na coxa direita).
Avaí: o Leão não tem desfalques para o jogo.
Corinthians: convocado no início da semana pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, o volante Ralf vem sendo um dos destaques do Timão em 2011. Em Florianópolis, ele terá papel fundamental na formação tática do técnico Tite para segurar a provável pressão do Avaí, desesperado em busca de um resultado positivo.
Avaí: perigoso na bola parada e habilidoso, o lateral-esquerdo Romano pode complicar a vida dos corintianos com seus cruzamentos. Na maioria deles, o foco é sempre voltado para o centroavante William.
Renan, goleiro do Corinthians: “Eu joguei quatro anos lá e sei que a pressão é muito grande. A Ressacada vira um caldeirão. Precisamos ter humildade para saber que vamos enfrentar um jogo difícil”.
Gallo, técnico do Avaí: "Na véspera do jogo contra o Botafogo, fizemos um novo planejamento. Se vencermos o Corinthians, a equipe cresce, ganha confiança e dá aquela 'estilingada'. Numa análise fria da últimas partidas, a gente percebe que há evolução. Só que o placar não tem sido favorável e, no futebol, não tem mágica, é preciso vencer"
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O Corinthians ocupa a liderança deste Brasileirão pela sexta rodada seguida. Já o Avaí está na zona de rebaixamento desde o início do campeonato.
* A última vitória em casa do Avaí foi há dois meses e meio: 3 a 1 sobre o São Paulo, selando a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Nos últimos seis jogos, foram dois empates e quatro derrotas.
* Nas últimas 16 partidas, em apenas uma o Corinthians sofreu mais de um gol. Foi na decisão do Campeonato Paulista, em que perdeu por 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.