Ouça ao Vivo

sexta-feira, 10 de junho de 2011

_____________________________________________________________________


Gol e TAM anunciam retomada de voos para RS e SC nesta tarde.

Empresas recomeçam operações após nuvem vulcânica se dissipar no Sul.
Nuvem de vulcão cobriu RS e Curitiba, mas já começa a dispersar, diz FAB.

nuvem fumaça (Foto: Reprodução/TV Globo)


A Gol informou que restabelecerá a partir das 16h desta sexta-feira (10) as operações de pousos e decolagens em Porto Alegre e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e para Chapecó, em Santa Catarina. Pela manhã, a empresa já havia confirmado decolagens para Florianópolis, Navegantes e Joinville.  A TAM também confirmou que retomará seus voos para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e para Florianópolis (SC) partir das 15h.
Desde a tarde de quinta-feira (9), pousos e decolagens estavam sendo cancelados no Aeroporto Internacional Salgado Filho devido à nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue. Segundo a Gol, as últimas medições meteorológicas mostraram que há condições de realizar os voos para essas cidades com segurança.
Dados divulgados pela Aeronáutica no início da tarde apontam que a nuvem, que cobriu durante toda a manhã cerca de 70% do Rio Grande do Sul e chegou até a região de Curitiba, começava a se dissipar, concentrando-se apenas sobre os ares gaúchos.
Por volta das 12h40, a nuvem concentrava-se prioritariamente no Rio Grande do Sul, diminuindo sua cobertura e rigidez em Santa Catarina e Paraná, seguindo para o Oceano Atlântico. A informação foi repassada pelos órgãos brasileiros por boletim do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação no Cone Sul.
A Gol e outras companhias aéreas ainda monitoram a situação e aguardam a autorização das autoridades locais para retomar os voos para Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
A TAM diz que poderá voltar a suspender suas operações no Sul do país caso haja riscos.

Voos cancelados
Até as 11h da manhã, dos 1.039 voos previstos até o horário no país, 106 deles (cerca de 19,8%) foram cancelados e outros 164 (15%) sofreram atrasos, segundo a Infraero.

A situação continua ruim no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde diversas companhias aéreas suspenderam pousos e decolagens devido à nuvem do vulcão chileno Puyehue. No Salgado Filho, 39 decolagens foram canceladas até as 11h. Só houve um voo da Trip Linhas Aéreas que seguiu de Porto Alegre para Campo Grande (MS), segundo a Infraero. Nenhum pouso foi registrado no aeroporto até o momento.Em Cumbica, passageiros aguardam informações

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.