Ouça ao Vivo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

___________________________________________________________________


Economia:


Entre protestos, Parlamento aprova medidas de austeridade na Grécia.


Pacote exigido por credores foi aprovado por 155 votos contra 138.
Nas ruas de Atenas, confrontos deixaram feridos.

A parlamentar comunista Liana Kanelli limpa o rosto após ter sido atingida por iogurte na chegada ao prédio do Parlamento da Grécia em Atenas nesta quarta-feira (29) (Foto: AP)

O Parlamento da Grécia aprovou na tarde desta quarta-feira (29) as polêmicas medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais do país, em meio a novos violentos protestos de rua que deixaram feridos em Atenas.
O pacote conseguiu 155 votos, contra 138 contrários, em um universo de 300 parlamentares.
Pouco antes do início da votação, o premiê George Papandreou havia reafirmado, na tribuna do Parlamento, que o país vai fazer o possível para evitar o default da dívida e o colapso do país "a qualquer custo".
Não há plano B para salvar a Grécia", disse. "Faremos tudo para evitar ao país o que supõe a bancarrota", declarou, ao recordar o risco de que, neste caso, não poderão ser pagos salários ou aposentadorias.
Antes do início da votação, a polícia entrou em conflito com manifestantes que tentavam bloquear o caminho para o prédio do Parlamento. Os policiais lançaram gás e enfrentaram populares, e houve feridos.
A Grécia corria o risco de entrar em moratória se o plano de austeridade, que prevê cortes de gastos, aumentos de impostos e privatizações, fosse barrado.
O presidente do banco central grego, George Provopoulos, alertou que a não aprovação seria catastrófica para o país. 'O Parlamento votar contra este pacote seria um crime; o país estaria votando por seu suicídio', disse ele ao "Financial Times".
A sessão começou com atraso de meia hora devido às dificuldades de acesso dos deputados.
O pacote, exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, inclui corte de gastos no valor de US$ 28 bi e prevê aumento de impostos, ajustes e privatizações, quesitos imprescindíveis para o recebimento de mais ajuda internacional no valor de de 12 bilhões de euros.
O objeto da votação é uma nova série de medidas com as quais o governo grego aspira arrecadar 78 bilhões de euros até 2015 para reduzir seu enorme déficit e tornar sustentável sua dívida, que supera 355 bilhões de euros.
EntendaA crise financeira da Grécia pode ter profundas implicações para outros países europeus e para a economia mundial.
O pacote de ajuda original foi aprovado há pouco mais de um ano, em maio de 2010. A razão para o resgate é que o país estava tendo dificuldades em obter dinheiro emprestado no mercado para quitar suas dívidas. Por isso recorreu à União Europeia e ao FMI.
A ideia era dar à Grécia tempo para sanear sua economia, o que reduziria os custos para que o país obtivesse dinheiro no mercado.
Mas isso não ocorreu até agora. Pelo contrário: a agência de classificação de risco S&P recentemente deu à Grécia a pior nota de risco do mundo (dentre os países monitorados pela agência).
Assim, o país continua tendo diversas dívidas a serem quitadas, mas não é capaz de obter dinheiro comercialmente para refinanciá-las.
A Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.
Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.
Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evasão de impostos - deixando o país totalmente vulnerável quando o mundo foi afetado pela crise de crédito de 2008.
O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos que refinanciem sua dívida.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.