Ouça ao Vivo

sábado, 27 de novembro de 2010

"Mala branca": quem pode receber ajuda e como são feitos os pagamentos

Veja os jogos da reta final do Brasileiro que favorecem a famosa bonificação para times desinteressados correrem um pouquinho mais. Acerto normalmente é feito entre os atletas


conca_fred_fluminense_sao_paulo
Para ser campeão brasileiro, o Corinthians precisa vencer seus dois próximos jogos, contra Vasco e Goiás, e torcer para que o Fluminense ao menos empate uma de suas partidas, frente Palmeiras ou Guarani. Problemas à vista, já que o rival da capital apenas cumpre tabela e os campineiros provavelmente estarão rebaixados na última rodada. É aí que aparece o termo “mala branca”.


Um dinheiro extra para que palmeirenses ou bugrinos dêem um último suspiro no campeonato. O tema é discutido nas retas finais de Brasileiro desde o início dos pontos corridos, em 2003, mas também antes. Times que brigavam para se classificar cogitavam bonificar outros para que batessem os rivais diretos pela vaga. Ninguém admite que pagará, nem quem receberá admite que  foi procurado.

“Não pagaremos nada para ninguém. E prefiro perder o título do que torcer para o São Paulo ou Palmeiras ganharem do Fluminense”, disse o presidente corintiano Andrés Sanchez antes da rodada do final de semana passado. Seu time liderava o campeonato, mas tropeçou ao empatar com o Vitória, em Salvador, por 1 a 1. O São Paulo perdeu por 4 a 1 para o Flu e os cariocas assumiram a liderança.

É improvável que o Corinthians dê dinheiro a atletas do Palmeiras. A rivalidade impede tal gesto, até porque há ainda o tema “entregada”, por serem rivais regionais e porque a torcida palmeirense pediu isso depois da eliminação na Sul-Americana, quarta-feira, dentro do Pacaembu (leia mais aqui). Mas bonificar o Guarani, na última rodada, não está descartado. Esse é apenas um dos times que pode ser beneficiado por dinheiro para vencer.

Veja abaixo as partidas que vão dar margem a especulações, tanto valendo o título, como vaga na Libertadores e até rebaixamento.

Título

Penúltima rodada (próximo domingo)

Palmeiras x Fluminense (17h, Arena Barueri)  - Sem pretensões, jogadores palmeirenses poderiam receber incentivo de Corinthians e
Cruzeiro, Dos paulista, eternos rivais, é improvável.

Corinthians x Vasco (17h, Pacaembu) – Cruzeirenses precisam que Corinthians também perca pontos e poderiam incentivar vascaínos, que apenas cumprem tabela.

Última rodada (5 de dezembro)

Fluminense x Guarani (17h, Engenhão) – Campineiros devem estar rebaixados na última rodada e precisariam de incentivo extra.

Goiás x Corinthians (17h, Serra Dourada) – Goianos já estão rebaixados. Se Corinthians reassumir a ponta na penúltima rodada, Flu e Cruzeiro podem tentar premiar o Goiás.

Cruzeiro x Palmeiras (17h, Arena do Jacaré) – Se mineiros ainda estiverem na briga, ou pularem para a ponta na penúltima rodada, palmeirense podem precisar de ajuda do Flu. Auxiliar o Corinthians, porém, parece improvável.
Libertadores (quarta vaga, que ainda depende de confirmação. Torcida é que o Goiás perca Copa Sul-Americana)

Penúltima rodada

Ceará x Atlético-PR (17h, Castelão) – Botafogo e Grêmio têm interesse que o desmotivado Ceará bata os paranaenses.

Botafogo x Grêmio Prudente (17h, Engenhão) – Lanterna Prudente pode ter um final de ano com mais dinheiro já que uma boa atuação interessa para Atlético-PR e Grêmio.

Guarani x Grêmio (17h, Campinas) – Apesar dos campineiros ainda brigarem para fugir do rebaixamento, Botafogo e Atlético-PR podem dar uma ajudinha extra para os bugrinos se empolgarem em campo.

Última rodada

Atlético-PR x Avaí (17h, Arena da Baixada) – Grêmio e Botafogo devem fazer em Porto Alegre o confronto direto pela Libertadores, mas caso na penúltima rodada tudo dê certo para o Atlético-PR, talvez cariocas e gaúchos precisem auxiliar os catarinenses, que brigam para não cair.


FONTE:IG.COM.BR

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.