A apreensão de armas e drogas feita neste domingo (28) no complexo do Alemão já é a maior da história do Estado do Rio de Janeiro, segundo informou o relações públicas da Polícia Militar, coronel Henrique Lima Castro. De acordo com ele, neste momento, é impossível contabilizar as apreensões, mas a quantidade é a maior já verificada pela polícia em um único dia. Ainda devem ser somadas a esse total as apreensões feitas pela Polícia Civil.
As tropas policiais e militares tomaram neste domingo o conjunto de favelas, até então dominado por facção criminosa. Por volta das 19h30, o material era apresentado no 16º Batalhão da PM (Olaria) e deve ser levado para o 22º Distrito Policial.
Em apenas uma das apreensões, foram encontradas 7 toneladas de maconha.
A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico. Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.