Ouça ao Vivo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VALE FM INFORMA:


São Paulo:


Plenário da Câmara de SP analisa projeto de incentivo a estádio.

Projeto prevê R$ 420 milhões para construção da arena do Corinthians.
Para ser aprovado, projeto tem de passar por duas votações.

Plenário da Câmara de SP nesta quarta (Foto: Roney Domingos/ G1)

A Câmara Municipal de São Paulo discute em plenário nesta quarta-feira (29) o projeto de lei 288/2011, que trata da concessão de incentivos de R$ 420 milhões para construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, candidato à abertura da Copa do Mundo de 2014.
A sessão extraordinária teve início por volta das 15h30. O projeto que trata do incentivo foi colocado em primeiro lugar na fila após uma inversão da pauta.
O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça na tarde desta quarta-feira após dois pedidos de vista atrasarem o trâmite.

Ele precisa receber a maioria dos votos (de 28 dos 55 vereadores) em duas sessões, realizadas em datas distintas, além de ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab. Nesta quarta, ocorre a primeira discussão.
O PL 288 começou a tramitar na Câmara na terça-feira da semana passada sob pressão de um calendário apertado, uma vez que a solução financeira do estádio deve ser concluída até 10 de julho, sob pena de a Fifa escolher outro local para abertura da Copa do Mundo.
No entanto, o texto tramitou menos de três horas desde que foi lido em plenário. A audiência pública marcada para o dia 4 foi antecipada para esta quinta-feira (30), às 9h.
___________________________________________________________________


Missão Impossivel:


Cruise escala prédio mais alto do mundo em 'Missão impossível'; veja.


Cenas foram gravadas sem dublê em novembro de 2010.
Ator volta a interpretar o agente secreto Ethan Hunt.

Tom Cruise escala prédio mais alto do mundo em trailer de novo 'Missão impossível' (Foto: Reprodução)

Foi divulgado nesta terça-feira (28) o trailer do novo "Missão impossível - Protocolo fantasma". Em uma das cenas, o ator Tom Cruise, que volta a interpretar o agente secreto Ethan Hunt, aparece escalando o Buri Khalifa, prédio mais alto do mundo, localizado em Dubai.

Clique aqui para assistir.

Cruise não usou dublês para as cenas, que foram gravadas em novembro do ano passado.

Outras sequências mostram explosões, tiroteios e uma violenta batida de carro.

Boa parte do longa foi rodada em Dubai, assim como em Moscou, Praga e Vancouver, de acordo com a Paramount Pictures.

"Dubai é muito cinematográfica, então estamos felizes de estar aqui", disse Cruise durante as filmagens.

"Missão impossível - Protocolo fantasma" foi dirigido por Brad Bird e tem lançamento previsto para o dia 16 de dezembro.
_________________________________________________________________


Lider do Brasileirão:


No Morumbi, líder São Paulo busca a paz contra um Botafogo em ascensão.


Novamente com desfalques, equipe de Carpegiani quer mostrar que a goleada para o Timão foi um acidente. Já o Fogão pode encostar na liderança.

Um duelo que não termina empatado há 25 anos. De um lado, um São Paulo que vinha atropelando a todos no Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias em cinco jogos, mas que perdeu o rumo na última rodada ao ser goleado impiedosamente pelo Corinthians por 5 a 0. E que por isso, necessita da reabilitação para afastar o princípio de crise das imediações do Morumbi.  Do outro, um Botafogo em franco crescimento. Após perder para o Palmeiras na estreia, a equipe de Caio Júnior somou três vitórias e dois empates nas últimas partidas. Tamanha evolução fez os cariocas entrarem no G-4.

Rogério Ceni São Paulo Maicosuel Botafogo (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)

Com tantos ingredientes, a expectativa é que tricolores e alvinegros ignorem o frio e façam uma grande partida no estádio do Morumbi, a partir das 21h50m. Para apimentar ainda mais o duelo, vale lembrar que um encontro entre as duas equipes não termina empatado há 33 anos ou 25 partidas. A última igualdade foi registrada no dia 7 de dezembro de 1986, no Maracanã.
A partida será transmitida para todo o país pela TV Globo, com exceção dos estados de SC, PR e SP. Na BA, o duelo será exibido para a cidade de Salvador e, em PE, para Caruaru. Outra opção é acompanhar o jogo pelo canal PFC 1, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM segue o duelo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.  O goiano Elmo Alves Resenda da Cunha apitará a partida. Ele será auxilado pelos também goianos Fabrício Vilarinho da Silva e Christian Passos Sorence.
São Paulo: mais do que a vitória para buscar a reabilitação, a partida desta quarta-feira é importante para mostrar que, apesar dos desfalques, o time tem elenco suficiente para brigar pelas primeiras colocações no nacional. Vale lembrar que, em caso de empate no Morumbi e vitória do Corinthians em Salvador sobre o Bahia, a equipe perderá a liderança.
Botafogo: uma vitória sobre a o São Paulo não só garante a permanência no G-4, como ainda aproxima o time alvinegro da liderança. Mesmo sem ainda poder contar com Felipe Menezes e Renato, a equipe vem conquistando bons resultados e ganhando confiança.
São Paulo: como já virou rotina desde que chegou ao clube do Morumbi, Paulo César Carpegiani será obrigado a mexer na escalação. Para o duelo contra os cariocas, ele terá os reforços de Rodrigo Souto e Juan, que cumpriram suspensão automática na goleada sobre o Corinthians, e de Casemiro, que se recuperou de uma amigdalite. Entretanto, são vários os desfalques. A equipe deverá atuar com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Rodrigo Souto, Casemiro, Rodrigo Caio (Ilsinho) e Marlos; Henrique e Fernandinho.
Botafogo: Caio Junior deve manter a equipe que venceu o Grêmio, no último domingo. A exceção é a entrada de Somália na vaga de Marcelo Mattos, suspenso. O time deve ser escalado com: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo; Lucas Zen, Somália, Everton, Elkeson e Maicosuel; Herrera.
São Paulo: Rhodolfo e Luis Fabiano (machucados - o segundo ainda não atuou pelo São Paulo desde o retorno ao Brasil), Carlinhos Paraíba e Wellington (suspensos), Lucas (na Seleção Brasileira que disputará a Copa América), Miranda (contrato se encerra nesta quarta e ele já foi liberado pelo clube) e Dagoberto (liberado por Carpegiani após o nascimento do filho).
Botafogo: Marcelo Mattos recebeu o terceiro amarelo contra o Grêmio e desfalca a equipe. Cortês, com uma torção no joelho direito, também está fora da partida deste domingo. Loco Abreu, Arévalo e Jefferson disputam a Copa América.
Fernandinho (São Paulo): após se recuperar de uma lesão na perna direita que o afastou dos gramados por um mês e meio, o atacante teve fraca atuação na goleada sobre o Corinthians. Nesta quarta, sem Lucas e Dagoberto, o camisa 12 vira o principal atacante do esquema de Carpegiani e espera finalmente voltar a mostrar um bom futebol.
Lucas Zen (Botafogo) –  tem sido o ponto de equilíbrio do Botafogo. Com boa marcação, garante a proteção à defesa, mas também é o responsável por ajudar na armação de jogadas, principalmente pelo lado direito.
Rodrigo Souto (volante do São Paulo) "Os grandes só se mostram assim quando se levantam de grandes quedas. Temos de levantar a cabeça, bater a poeira e encarar a partida do mesmo modo que fizemos depois de perder para o Avaí (quando foram eliminados da Copa do Brasil). É importante mostrar essa grandeza rápido para não viver uma semana cheia com a goleada martelando na cabeça"
Caio Júnior (técnico do Botafogo)"Pode ser um jogo interessante na tabela. O São Paulo é o líder e ganhando pode abrir vantagem, mas se a gente vencer vamos diminuir a distância para o primeiro colocado. Vamos fazer de tudo para sair com três pontos, o que seria fantástico para criar um espírito de equipe que quer chegar”
* O São Paulo atuará pela 13ª vez no estádio do Morumbi na temporada 2011. Até agora, o time tem aproveitamento de 80,5% dos pontos disputados, fruto da seguinte campanha: nove vitórias, um empate e duas derrotas. O ataque marcou 22 gols e a defesa sofreu sete.
* O Tricolor não sabe o que é vencer o rival carioca desde o primeiro turno do Brasileirão de 2009, quando fez 3 a 1 no Morumbi. De lá para cá, foram três partidas e três derrotas..
* Nas 47 partidas disputadas entre as duas equipes, é difícil os visitantes terem êxito. O Botafogo venceu apenas três vezes no Cícero Pompeu de Toledo e o São Paulo só ganhou em quatro ocasiões no Rio de Janeiro.
* A maior goleada da história do confronto pertence aos paulistas. No dia 30 de novembro de 1986, o Tricolor marcou 5 a 0 no Botafogo, gols marcados por Careca (3), Muller e Silas. O maior triunfo botafoguense foi no Nacional de 1994: 4 x 0 no estádio de Caio Martins, em Niterói, gols de Túlio Maravilha (3) e Rogério.
_________________________________________________________________


Urupema:


Temperaturas ficam amenas no Sul, mas gelo permanece em SC.


Inmet registrou 0,2ºC em Urubici (SC) e 0,6ºC em Bom Jesus (RS).
Após - 8,8ºC nesta terça, Urupema tem 5ºC e cachoeira segue congelada.

Após registros de temperaturas negativas nesta terça-feira (28), os termômetros de centros e institutos meteorológicos do Sul do país apontaram medições mais amenas nesta quarta-feira (29). O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registrou 5ºC às 6h desta quarta-feira, em Urupema (SC). Apesar de estar menos frio, os lagos e cachoeiras da cidade ainda permanecem congelados desde os 8,8C negativos registrados nesta terça-feira.

Cachoeira em Urupema permanece congelada nesta quarta-feira após temperatura ficar mais amena (Foto: Divulgação/Marília de Oliveira/Prefeitura Municipal de Urupema)

As duas medições com temperaturas mínimas feitas pelo centro apontam 2,4ºC em São Joaquim (SC) e 2,2 ºC em Urubici (SC). "Vale mencionar que apesar de as temperaturas serem mais elevadas nesta quarta-feira, a sensação térmica é muito baixa ainda. Isso se explica pela alta umidade do ar, chuvisco, vento e cobertura de nuvens. Outro fator é a diferença pequena entre as temperaturas mínimas e máxima", explicou Marcelo Martins, meterologista do Epagri/Ciram.
A cidade de Urupema fica na Serra Catarinense, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não possui estações meteorológicas, o que impede o instituto de aferir a temperatura no município. O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal e outros institutos podem apresentar diferentes medições.
Segundo as medições feitas pelo Inmet, nesta quarta-feira, a temperatura mínima registrada às 6h em Bom Jesus (RS) foi 0,6ºC. Em Urubici (SC), os termômetros chegaram a 0,2ºC e a 1,6ºC em Ivaí (PR). Em Porto Alegre foram registrados 5,8ºC. Em Florianópolis, 8,3ºC e em Curitiba, 5,8ºC.
_________________________________________________________________


Cabral em Entrevista:


'Eu errei quando chamei eles de vândalos', diz Cabral sobre bombeiros.


Governador do RJ deu entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta (29).
Deputados da Alerj aprovaram anistia a agentes na noite de terça.


Bombeiros comparecem a sessão na Alerj (Foto: Tássia Thum/G1)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou, em entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira (29) que é a favor da anistia aos bombeiros presos após a invasão ao quartel central do corpo de Bombeiros, no dia 3 de junho. "Eu errei quando chamei eles de vândalos. Eles erraram, se comportaram mal (na invasão do quartel), mas é uma instituição muito querida da população. Estou fazendo minha mea-culpa.  A anistia vai ao encontro desse desarmamento de espírito", disse o governador.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram, na noite de terça-feira (28), o projeto de lei 644/2011, que concede anistia administrativa aos mais de 400 bombeiros e a dois PMs presos. Isso significa que eles não poderão ser punidos pela corporação.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos 60 deputados presentes e seguirá para sanção do governador Sérgio Cabral, que já prometeu sanciona-lo, segundo o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).
Projeto de anistia
Em nota oficial divulgada na noite desta terça-feira, a Alerj informou que o projeto de lei 644/2011 é de autoria de 50 deputados. Os 12 deputados estaduais da base apelidada de "pró-bombeiros" não foram incluídos na autoria do projeto, o que causou insatisfação ao grupo. Antes da votação, os deputados da base governista trocaram farpas com os representantes da oposição.

Protesto em BrasíliaCerca de 400 bombeiros do Rio de Janeiro fazen manisfestação nesta quarta-feira (29) na capital federal, reivindicando anistia criminal pela invasão do quartel. Eles também pedem aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 300, que cria um piso salarial nacional para os bombeiros e policiais militares de todo o país.
O protesto começou na Câmara Legislativa do DF, onde uma sessão solene homenageava o Corpo de Bombeiros do DF, que completa 155 anos no próximo sábado (2). Parte dos manifestantes entrou no auditório e realizou grito de protesto contra o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Em seguida, o grupo foi de ônibus rumo ao centro da cidade, de onde parte em caminhada para o Congresso Nacional. No Congresso, o objetivo é um encontro com deputados no auditório Nereu Ramos.

Governador falou sobre acidente

Na mesma entrevista, o governador fez comentários sobre o a acidente de helicóptéro que a vitimou a namorada de seu filho Marco Antônio Cabral, na Bahia, e outras seis pessoas. Cabral rebateu críticas de que estava com um empresário que tem contratos importantes com o governo do estado do Rio e de ter usado um avião de outro empresário para ir até o Nordeste. “Eu sempre procurei separar vida privada e vida pública. Jamais tomei decisão na vida pública misturando vida privada. Quero assumir esse debate de um código de conduta.
“A cidade do Rio de Janeiro tem investido muito, o governo federal tem investido muito, a Petrobras, empresas privadas têm investindo. Empresas estão vindo para o Rio de Janeiro. O que mais ouço é que o Rio vive uma dinâmica de crescimento muito rara. Todas as construtoras ganham, todas as empresas ganham. É um absurdo vincular elo de amizade entre mim e do Fernando (Cavendish, empresário dono de construtora), que é anterior ao meu mandato.

Royalties do petróleo

Cabral afirmou que na quinta-feira (30), ele e mais cinco governadores, entre eles os do Espírito Santo e da Bahia, vão se encontrar em Brasília para ter orientação sobre a divisão dos royaltites do petróleo. “Vamos nos encontrar a pedido da presidenta Dilma para discurtimos este assunto com calma e tranquilidade. Dá para o Brasil e o estado do Rio ganharem ao mesmo tempo. Apesar de que o Rio, que produz esta riqueza, não ganhar o valor que deveria ganhar. Já a Bahia ganha muito mais e nem produz o petróleo”.
PM ferido no Morro da Coroa“As UPPs vieram para ficar. O caso da (do Morro) Coroa é um caso isolado. É um absurdo darem para menores de idade uma granada. Eles acabaram jogando contra os policiais e um PM teve a perna amputada e agora corre até o risco de perder a outra. Mas nós continuaremos com as UPPs e agora estamos pacificando a Mangueira, que é um território a ser celebrado”.
Quanto ao salário dos policiais, o governador disse que neste segundo semestre, todos receberam uma gratificação dobrada pelo excelente trabalho de contribuir para acabar com o crime: “Para estes policiais, nós queremos, junto com a política de metas que nós estabelecemos, reduzir cada vez mais o número de homicídios, latrocínios e roubo de veículos. E dobramos para este semestre a gratificação para eles. É uma contribuição mais que financeira, mas ética, profissional e moral”.
Greve dos professoresCabral também comentou a greve dos professores da rede estadual, que reivindicam reajustes salariais. “No meu primeiro mandato, houve um erro na escolha da coordenação e isso prejudicava muito a política dos professores. Mas agora o magistério está sendo incentivado. Há 12 anos eles não tinham um reajuste no salário. Estamos abertos para negociação”.
___________________________________________________________________


Economia:


Entre protestos, Parlamento aprova medidas de austeridade na Grécia.


Pacote exigido por credores foi aprovado por 155 votos contra 138.
Nas ruas de Atenas, confrontos deixaram feridos.

A parlamentar comunista Liana Kanelli limpa o rosto após ter sido atingida por iogurte na chegada ao prédio do Parlamento da Grécia em Atenas nesta quarta-feira (29) (Foto: AP)

O Parlamento da Grécia aprovou na tarde desta quarta-feira (29) as polêmicas medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais do país, em meio a novos violentos protestos de rua que deixaram feridos em Atenas.
O pacote conseguiu 155 votos, contra 138 contrários, em um universo de 300 parlamentares.
Pouco antes do início da votação, o premiê George Papandreou havia reafirmado, na tribuna do Parlamento, que o país vai fazer o possível para evitar o default da dívida e o colapso do país "a qualquer custo".
Não há plano B para salvar a Grécia", disse. "Faremos tudo para evitar ao país o que supõe a bancarrota", declarou, ao recordar o risco de que, neste caso, não poderão ser pagos salários ou aposentadorias.
Antes do início da votação, a polícia entrou em conflito com manifestantes que tentavam bloquear o caminho para o prédio do Parlamento. Os policiais lançaram gás e enfrentaram populares, e houve feridos.
A Grécia corria o risco de entrar em moratória se o plano de austeridade, que prevê cortes de gastos, aumentos de impostos e privatizações, fosse barrado.
O presidente do banco central grego, George Provopoulos, alertou que a não aprovação seria catastrófica para o país. 'O Parlamento votar contra este pacote seria um crime; o país estaria votando por seu suicídio', disse ele ao "Financial Times".
A sessão começou com atraso de meia hora devido às dificuldades de acesso dos deputados.
O pacote, exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, inclui corte de gastos no valor de US$ 28 bi e prevê aumento de impostos, ajustes e privatizações, quesitos imprescindíveis para o recebimento de mais ajuda internacional no valor de de 12 bilhões de euros.
O objeto da votação é uma nova série de medidas com as quais o governo grego aspira arrecadar 78 bilhões de euros até 2015 para reduzir seu enorme déficit e tornar sustentável sua dívida, que supera 355 bilhões de euros.
EntendaA crise financeira da Grécia pode ter profundas implicações para outros países europeus e para a economia mundial.
O pacote de ajuda original foi aprovado há pouco mais de um ano, em maio de 2010. A razão para o resgate é que o país estava tendo dificuldades em obter dinheiro emprestado no mercado para quitar suas dívidas. Por isso recorreu à União Europeia e ao FMI.
A ideia era dar à Grécia tempo para sanear sua economia, o que reduziria os custos para que o país obtivesse dinheiro no mercado.
Mas isso não ocorreu até agora. Pelo contrário: a agência de classificação de risco S&P recentemente deu à Grécia a pior nota de risco do mundo (dentre os países monitorados pela agência).
Assim, o país continua tendo diversas dívidas a serem quitadas, mas não é capaz de obter dinheiro comercialmente para refinanciá-las.
A Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.
Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.
Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evasão de impostos - deixando o país totalmente vulnerável quando o mundo foi afetado pela crise de crédito de 2008.
O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos que refinanciem sua dívida.

VALE FM INFORMA:


Politica:


Câmara conclui votação da MP da Copa com mudanças no texto-base.


Foi retirado artigo que previa 'superpoderes' à Fifa e ao COI.
Todas as emendas ao projeto apresentadas pela oposição foram rejeitadas.

Deputados levantaram faixa durante votação de destaques da MP da Copa contra sigilo nos orçamentos (Foto: Robson Bonin / G1)











O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta terça-feira (28), a votação da medida provisória 527/11, que prevê a flexibilização das licitações para obras da Copa. O projeto agora será encaminhado para votação do Senado.
Após a rejeição de emendas apresentadas pela oposição, o relator apresentou três propostas de alteração no texto-base para faciltar a aprovação.
A principal alteração foi a retirada do artigo que concede "superpoderes" à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ao Comitê Olímpico Internacional (COI). No texto-base, um dos pontos autorizava Fifa e COI a fazer mudanças em projetos e execução de obras voltadas à Copa.
"É uma medida que ajuda a dar sustentabilidade mais moralizadora ao projeto", disse o relator da matéria, deputado José Guimarães, sobre a aprovação da emenda que prevê a retirada do artigo que concede "superpoderes" à Fifa e ao COI.
Outras duas mudanças, feitas pelo relator José Guimarães (PT-CE), tratam do sigilo dos orçamentos das obras. A palavra "permanentemente" foi acrescentada na forma como os órgãos de controle poderão acessar informações de orçamentos das obras.
A medida também cita nominalmente o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público (MP) como órgaos que poderão ter acesso ao orçamento das obras. “Aprimorar o texto é fundamental”, disse o relator.
O líder do DEM, ACM Neto (BA), disse que a oposição concordou com as mudanças no texto-base feitas pelo governo por uma exceção. “ A oposição está acatando, mas registra que é uma exceção. Ela torna o texto menos pior e temos um compromisso com o Brasil de tornar o texto menos pior”, disse o deputado.
Ao final da votação, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), agradeceu o apoio dos parlamentares para a aprovação da medida. Ele, o relator da matéria, e o líder do PT, Paulo Teixeira (PT) se abraçaram no plenário.
Sigilo
Durante a discussão da MP na Câmara, no começo de junho, o governo federal inseriu no texto da MP um dispositivo que possibilitava o sigilo dos orçamentos das obras, com o objetivo de evitar a formação de carteis entre as empresas. A oposição divergiu durante toda a votação.
A MP já havia sido aprovada em 15 de junho. Na noite desta terça, foram votadas emendas da oposição que pretendiam alterar o texto da medida provisória. Todas as emendas apresentadas pela oposição foram rejeitadas.
Destaques rejeitados
O PSDB e DEM tentaram barrar a proposta por meio dos destaques, mas todas as emendas acabaram rejeitadas. Dos oito destaques apreciados de forma nominal, dois foram do DEM e três do PSDB. Os cinco destaques alteravam o regime de licitações para a Copa.
O primeiro destaque, do DEM, queria a retirada inteira do primeiro capítulo do texto, que é o que cria o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para licitações destinadas a obras dos jogos esportivos.
Um destaque do PSDB, por exemplo, pedia a retirada do artigo 9º, que prevê a contratação integrada de serviço. Este regime permite que uma única empresa fique responsável por todas as etapas de uma obra, desde o projeto básico e executivo até a entrega da obra.
Outros dois destaques alteravam as formas de contratação na Secretaria de Aviação Civil, cuja criação era o tema original da medida provisória. O RDC foi inserido no texto da medida provisória posteriormente.
____________________________________________________________________


Invadiram o Quartel:


Alerj aprova anistia administrativa a bombeiros.


Cabral prometeu sancionar o projeto, segundo o presidente da casa.
Foram aprovados ainda reajuste e mudança de uso de Funesbom.

Bombeiros comparecem a sessão na Alerj (Foto: Tássia Thum/G1)

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram, na noite desta terça-feira (28), o projeto de lei 644/2011, que concede anistia administrativa aos mais de 400 bombeiros e a dois PMs presos após a invasão ao quartel central da Corpo de Bombeiros, no último dia 3. Isso significa que eles não poderão ser punidos pela corporação.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos 60 deputados presentes e seguirá para sanção do governador Sérgio Cabral, que já prometeu sanciona-lo, segundo o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

Paulo Melo adiantou ainda que o governo já acenou também para a possibilidade de dar o vale-transporte, uma das principais reivindicações da categoria. No entanto, ele não confirmou de onde sairá o recurso para o pagamento.

O deputado informou também que a questão deverá ser conduzida pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões.
Projeto
Em nota oficial divulgada na noite desta terça-feira, a Alerj informou que o projeto de lei 644/2011 é de autoria de 50 deputados. Os 12 deputados estaduais da base apelidada de "pró-bombeiros" não foram incluídos na autoria do projeto, o que causou insatisfação ao grupo. Antes da votação, os deputados da base governista trocaram farpas com os representantes da oposição.
Muitos bombeiros que compareceram ao plenário da Alerj para acompanhar as votações comemoraram a decisão, cantando o hino da corporação e gritos de guerra. Eles foram ao plenário com camisas vermelhas e cartazes pedindo a anistia criminal e administrativa aos mais de 400 colegas que foram presos.
Reajuste de 5,58% e Funesbom
Mais cedo, os deputados aprovaram a antecipação para julho do reajuste de s,58% para bombeiros e funcionários do setor da segurança do estado, como policiais militares e civis, que também será encaminhado para a sanção de Cabral. Anteriormente, o projeto havia recebido 32 emendas, mas nenhuma delas foi aprovada.
Também foi aprovado o projeto de lei que modifica a finalidade de uso do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom). Com isso, parte do fundo pode ser usado para pagamento de gratificações aos bombeiros. Antes, o fundo era utilizado para a compra de equipamentos para a corporação. O projeto, que foi aprovado com o texto original, também seguirá para a sanção do governador.
No entanto, os bombeiros são contra as gratificações e querem o aumento do piso salarial de R$ 950 para R$ 2 mil líquido. E também reivindicam o vale-transporte.
Senado aprova anistia

Carreata dos bombeiros no Rio (Foto: Bernardo Tabak/G1)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, no dia 22, um projeto de lei que anistia os bombeiros do Rio de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal. O projeto de lei foi aprovado em caráter terminativo (sem necessidade de ser aprovada em plenário) e segue para análise da Câmara dos Deputados. Se aprovada pelos deputados, a proposta vai à sanção presidencial.
No último domingo (26), centenas de bombeiros fizeram uma passeata pedindo a anistia criminal e administrativa. Professores da rede estadual de ensino, policiais militares e funcionários públicos também participaram do protesto. Depois da caminhada bombeiros fizeram uma carreata da Zona Sul a Zona Oeste.
___________________________________________________________________


Tecnologia e Games:


Orkut continua nos planos do Google mesmo com nova rede social.


Empresa afirma que continuará lançando melhorias e novos recursos.
Rede social Google+ foi anunciada nesta terça-feira (28).

Repaginada do Orkut traz barra à esquerda (Foto: Divulgação)

O Orkut, rede social do Google, não irá sumir após o lançamento do novo site de relacionamentos, o projeto Google+, anunciado nesta terça-feira (28). De acordo com a empresa, o Orkut ainda receberá melhorias e novos recursos.
Desse modo, tanto o Orkut quanto a Google+ continuarão recebendo novidades. A empresa afirma que o objetivo é estender os novos recursos da Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis. O Google não comentou sobre um encerramento do Orkut por conta do lançamento do novo site.
O Google anunciou sua nova rede social, chamada de Google+,nesta terça-feira (28). O objetivo é transformar os serviços da empresa em uma grande rede, além de ser uma resposta ao crescimento do Facebook. A rede ainda está em fase de testes e não há data de lançamento prevista, segundo o Google.
A companhia afirma que o objetivo da rede, projeto desenvolvido por mais de um ano por Vic Gundotra, vice-presidente da área social do Google, é permitir que os usuários utilizem suas conexões entre as pessoas na web de modo mais parecido com a vida real.
Visualmente, a rede social é dividida em círculos de amizades, permitindo que o usuário arraste seus contatos para o grupo e que compartilhe conteúdos específicos com aquele grupo. Um exemplo é ter um círculo da família e poder compartilhar fotos apenas com eles, e, com amigos de trabalho, poder trocar projetos.

Grupos de amigos são divididos em grupos (Foto: Divulgação)

A função Sparks, segundo o Google, faz com que o sistema procure por vídeos e artigos que o usuários possa gostar de ler no tempo livre. Funciona como pequenos recortes de conteúdo para serem assitidos, lidos e compartilhados. O usuário define interesses gerais em uma barra similar à busca do Google e, após assistir ao vídeo, por exemplo, ele pode compartilhar para os amigos, selecionando o grupo desejado.
Na função Hangouts, o objetivo é poder conversar com amigos por meio de vídeo, proporcionando encontros inesperados, segundo o Google. Para usar o recurso, basta o usuário abrir uma sala e avisar o grupo de que está on-line.
A rede social Google+ ainda apresenta outras funções como a Instant Upload, que faz o upload das fotos de um celular diretamente para o site, sem a necessidade de intervenção do usuário, e a Huddle, que transforma as mensagens de texto por meio do celular entre os amigos de um determinado grupo.
O aplicativo do Google+, de acordo com a companhia, já está disponível para download nos celulares Android. Em breve, estará disponível na App Store do iPhone.
__________________________________________________________________


Vaca Vitória:


Morre em Brasília primeiro clone animal da América Latina.


Vaca Vitória tinha 10 anos e morreu de pneumonia agravada pela idade.
Morte foi no último dia 17, mas anunciada pela Embrapa só nesta terça.

Vaca Vitória, primeiro clone animal da América Latina (Foto: Divulgação)

O primeiro clone animal da América Latina morreu no último dia 17 em Brasília. A vaca Vitória, da raça simental, tinha 10 anos e morreu no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília.
A Embrapa, empresa estatal responsável pela criação do animal, só tornou pública a informação da morte agora, após a autópsia que revelou que a causa foi uma pneumonia aguda, agravada pela idade avançada da vaca.
Vitória nasceu a partir de uma pesquisa da Embrapa, em que células do embrião de outra vaca idêntica a ela foram clonadas. Segundo os pesquisadores, o crescimento e desenvolvimento do animal ocorreram dentro dos padrões esperados para um bovino da raça simental.
Hoje, existem quatro descendentes de Vitória – dois filhos e dois netos – todos decorrentes de fecundações de embriões por inseminação artificial, e outros dois clones: Lenda, da raça Holandesa, e Porã, da raça Junqueira, atualmente em extinção no país. Vitória foi incinerada após a autópsia.
____________________________________________________________________


Temperatura Cai:


Defesa Civil decreta estado de alerta em SP por causa do frio.


Às 20h25, temperatura chegou a 9ºC na capital paulista.
Por volta das 6h, cidade tinha entrado em alerta por causa do frio.

frio em São Paulo (Foto: Carlos Giffoni/G1)

A Defesa Civil de São Paulo decretou, pela segunda vez nesta terça-feira (28), estado de alerta na cidade por causa do frio. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a cidade entrou em alerta às 20h25, quando a temperatura chegou a 9°C. Pela manhã, São Paulo tinha entrado em alerta por causa do frio.
O estado de alerta desta noite veio depois de a Defesa Civil decretar, às 18h40, estado de atenção quando os termômetros marcaram 12ºC.
A previsão da meteorologia para a noite desta terça-feira é de frio em São Paulo, mas não deve haver novo recorde. A capital paulista teve a temperatura mais baixa em oito anos na madrugada desta terça-feira, com 6,1°C registrados na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, segundo o Inmet. A temperatura foi a mais baixa desde 2003, quando foi verificado 5,9°C em agosto.
Na próxima madrugada, a mínima não deve passar dos 8ºC.
De acordo com a secretaria, a partir da decretação do estado de atenção, os atendentes do telefone de emergência da Defesa Civil – 199 – passam a avisar primeiramente a Central de Atendimento Permanente de Emergência (Cape) e depois os Coordenadores Distritais de Defesa Civil (CODDECs). Assim, os agentes da Assistência Social, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Saúde, Infraestrutura Urbana e subprefeituras terão de oferecer encaminhamento e acolhimento para pessoas em situação de risco nas ruas da capital.

terça-feira, 28 de junho de 2011

VALE FM INFORMA:


Economia:


Brasil apoia Christine Lagarde para dirigir o FMI, diz Mantega.


Ministra francesa disputa com candidato mexicano, Agustin Carstens.
Disputa foi aberta após saída de Dominique Strauss-Kahn, preso em NY.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta terça-feira (28) que o Brasil apoiará a candidata francesa, ministra Christine Lagarde, nas eleições para a direção do Fundo Monetário Internacional (FMI), marcadas para o fim deste mês.
O posto no FMI era ocupado por Dominique Strauss-Kahn, que renunciou após ter sido preso em Nova York sob acusação de ataque sexual a uma camareira de hotel. Concorre ao cargo, além de Lagarde, o candidato Agustin Carstens, presidente do BC mexicano.
Deliberação 'curta'
"Foi um processo de deliberação que foi muito curto, do nosso ponto de vista. Não deu tempo para discutir e aprofundar as posições. Esperamos que, nas próximas eleições, tenhamos um processo mais prolongado. Decidimos escolher a ministra Lagarde seja pela sua experiência, pelo seu currículo, e, fundamentalmente, pelo compromisso que ela demonstrou em continuar as reformas do FMI", declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. As candidaturas foram confirmadas em 10 de junho, e a votação acontece até o fim deste mês.
Segundo Mantega, é importante que não haja um "retrocesso" em relação aos avanços registrados nos últimos anos, que implicaram em aumento da participação dos países emergentes nas decisões do Fundo Monetário Internacional. "Também queremos que não haja restrições ao controle de capitais. Que não haja limitações ou regras para que possamos fazer isso", acrescentou o ministro.
Lagarde favorita
O anúncio do governo brasileiro foi feito após os Estados Unidos confirmaram seu apoio a ministra das Finanças da França. Lagarde também obteve o endosso da China, Rússia, Indonésia, Egito e de várias nações africanas. Carstens tem o apoio do Canadá e da Austrália, que junto ao México, têm representação de 12% no conselho.
A decisão dá a Lagarde apoio explícito das nações que representam mais da metade dos votos do FMI, efetivamente evitando qualquer debate significante entre os 24 executivos do conselho, quando se reunirem no final desta terça-feira. Ela garantiu o apoio da maior parte das nações europeias antes mesmo da disputa ao cargo ser oficialmente iniciada, no final de maio.
Reformas no FMI
O Ministério da Fazenda informou ainda que, para a escolha em favor de. Lagarde, pesaram não apenas seu currículo e experiência profissional, mas também seu "reiterado compromisso" com a continuidade do processo de reformas do Fundo.
Essas reformas, lembra o governo brasileiro, aumentam o peso das decisões dos países emergentes, em linha com seu "dinamismo na economia mundial", além de compromisso de que o próximo diretor-gerente, após Lagarde, não seja necessariamente europeu. "Os países pequenos devem ter voz adequada. Desde a crise global, os países pequenos têm enfrentado desafios específicos que demandam maior atenção do FMI", informou o Ministério da Fazenda.
Apoio condicionado
O apoio brasileiro à candidata francesa, Christine Lagarde, está "condicionado", segundo o Ministério da Fazenda, ao cumprimento dessas "reformas amplas e profundas". "Não podemos admitir retrocessos em relação às reformas implementadas nos últimos dois anos, sob pena de diminuir o peso e o papel do FMI", acrescentou o governo.
Mais funcionários no 'staff' do FMI
O governo brasileiro cobrou "maior diversidade" no “staff” do FMI em termos de nacionalidade, gênero e formação acadêmica e profissional; um aprimoramento da supervisão das economias avançadas sistemicamente importantes e, também, a "modernização das linhas de pensamento", adequando-se à "realidade das economias mundial e domésticas e superando a prevalência do ideário imposto pelas economias avançadas".
"O Brasil tem poucos funcionários. Não temos ninguém na vice-presidência e nas chefias de departamento, também temos pouca gente. Não se trata de demandar para o Brasil, mas para o conjunto de países emergentes em desenvolvimento, que têm uma representação pequena, e deveriam ter uma representação maior. Mas esperamos que o Brasil tenha uma presença maior no 'staff' do Fundo. Continuaremos tendo uma atuação bastante ativa", afirmou o ministro Mantega.
Para ele, o FMI deveria fiscalizar, principalmente, os países avançados. Em sua visão, as economias que têm causado mais "instabilidade" mundial. "Esse é mais um desafio para uma europeia", acrescentou Mantega.
___________________________________________________________________


Assembléia de MG:


'Sou inocente', diz goleiro Bruno em depoimento na Assembleia de MG.


Jogador foi ouvido nesta terça-feira (28) por comissão de deputados.
Noiva Ingrid Oliveira compareceu e trocou carícias com Bruno.


A sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para ouvir o goleiro Bruno sobre denúncia de tentativa de venda de habeas corpus em favor dele terminou às 12h18 desta terça-feira (28), em Belo Horizonte. O jogador, que vai a júri popular sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, pediu ao fãs que acreditem na inocência dele. "Eu não pude dar retorno, agradecer todos os meus fãs. Podem acreditar em mim, nas minhas palavras. Eu sou inocente”, disse.
A sessão começou às 9h35 e foi conduzida por membros da Comissão de Direitos Humanos da ALMG. O advogado de Bruno, Cláudio Dalledone, e a noiva do jogador, Ingrid Calheiros Oliveira, também prestaram esclarecimentos aos deputados Durval Ângelo, Rogério Correia, Maria Tereza Lara, Délio Malheiros e outros. Durante a sessão, Ingrid e Bruno chegaram a sentar lado a lado e trocaram beijos.

Ingrid Oliveira e goleiro Bruno se beijam durante sessão na ALMG nesta terça-feira (28). (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

A denúncia partiu da noiva do goleiro no dia 10 de junho, quando já havia falado aos deputados. Segundo a comissão, ela disse que a juíza Maria José Starling, da comarca de Esmeraldas, teria intermediado conversa de Ingrid com um advogado que participou da defesa do goleiro. Este defensor teria proposto à noiva do goleiro uma assinatura de um contrato de R$ 1,5 milhão com cláusula de impetração de habeas corpus a favor de Bruno.

 O advogado Getúlio Barbosa de Queiroz, que defende a juíza. Ele negou o envolvimento de Maria José Starling em supostas irregularidades envolvendo o caso do goleiro Bruno. Segundo Queiroz, “a juíza Starling não tem competência para colocar o Bruno para fora, para liberar da prisão. Não pode revogar a decisão da Marixa (Rodrigues, juíza da comarca de Contagem, que proveriu sentença de pronúncia contra os réus)", disse.
Bruno negou ter proposto ou aceitado qualquer tipo de corrupção para se livrar da acusação pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio. "Quero sair da Nelson Hungria pela porta da frente", disse. O jogador falou que espera voltar ao trabalhar quando deixar o presídio. "Quero sair dali, para dar continuidade à minha carreira e cuidar dos meus entes queridos".
Logo no início do depoimento, Bruno fez acusação ao delegado Edson Moreira, da Polícia Civil em Belo Horizonte. “O senhor Edson Moreira me ofereceu R$ 2 milhões para sair, jogar o caso em cima do meu sobrinho. Como eu não devo nada, R$ 2 milhões para mim, na situação que eu me encontrava, eu resolvia em um estalar de dedos. Mas a Justiça tem que ser feita. Não é assim que as coisas se resolvem, disse Bruno em sessão na ALMG.
Procurado o delegado Edson Moreira comentou sobre a declaração dada pelo goleiro. "Deixa o Bruno pra lá. Ele já falou isto antes. Não tem o que negar. A gente só nega o que acontece", disse o delegado.

Bruno na sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

Depoimentos na ALMGIngrid Calheiros Oliveira, noiva do goleiro  Bruno, foi a primeira a chegar à Assembleia Legislativa. Em seguida, Bruno, que deixou a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, para participar da reunião. Ele estava acompanhado de policiais e sem algemas. Os dois entraram juntos na sala de audiência e estavam usando aliança na mão direita.
O primeiro a falar foi o advogado Cláudio Dalledone. Ele disse que, em fevereiro, Ingrid teria sido chamada por um ex-advogado do goleiro, que teria pedido a quantia em troca da soltura do jogador. Segundo a denúncia, a cobrança seria da juíza Maria José Starling. Ainda de acordo com Dalledone, um vídeo mostraria a suposta negociação que teria sido feita em um hotel no Rio de Janeiro. A gravação foi exibida aos presentes no encerramento. Como não tinha áudio, foi narrada pelo advogado.
Em seguida, Bruno falou aos deputados. O jogador chegou a chorar por duas vezes, pediu à sociedade que acredite na inocência dele e disse que se sente humilhado.“Estão procurando ela (Eliza Samúdio) morta. Porque não começa a procurar ela viva? Porque eu tenho que passar por essa humilhação, sendo tratado pior do que um preso? E as pessoas ficam dizendo que eu tenho regalias”, disse. Ao beber um copo de água, o jogador comentou que não bebia água gelada desde quando foi preso.
Nesta terça-feira (28), Ingrid disse que esteve na casa da juíza, a convite da magistrada, para tomar um chá com duas familiares de Bruno. O advogado citado na denúncia também estaria presente. Segundo Ingrid, em uma conversa reservada no escritório da casa da juíza, o advogado teria mostrado habeas corpus negados ao atleta e dito que, se não houvesse a ajuda de uma pessoa influente, Bruno continuaria preso. “No início, eu achei que a juíza realmente estava querendo ajudar, estava agindo de boa-fé. Depois, é que eu vi que ela estava interessada na questão do dinheiro”, disse Ingrid.

Ao término da sessão, membros da Comissão de Direitos Humanos levantaram a possibilidade da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a conduta da juíza citada na denúncia feita por Ingrid e também a conduta do delegado acusado de extorsão por Bruno.
Réu pela morte de Eliza Samúdio
Após um relacionamento com o goleiro Bruno, Eliza Samudio deu à luz um menino em fevereiro de 2010. Ela alegava que o atleta era o pai da criança. Atualmente, o menino mora com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul. Segundo a polícia, Eliza teria sito morta no início de junho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Civil indiciou Bruno e mais oito envolvidos no desaparecimento e morte da jovem. A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público em agosto de 2010. O corpo de Eliza não foi encontrado.

Em dezembro de 2010, a mulher de Bruno, Dayanne; a ex-namorada de Bruno, Fernanda Gomes de Castro; o caseiro do sítio, Elenílson Vítor da Silva; e Wemerson Marques, o Coxinha, foram soltos e respondem em liberdade. O goleiro, o amigo Macarrão e o primo Sérgio estão presos e vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
______________________________________________________________________


Veja outras Atrações:


Snoop Dogg, Black Eyed Peas, Peter Gabriel e Megadeth tocam no SWU .


Segunda edição do evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro.
Cantor canadense Neil Young participará de Fórum de Sustentabilidade.

Eduardo Fischer, organizador do SWU, durante coletiva em SP (Foto: Daigo Oliva/G1)

A banda de metal Megadeth, o rapper Snoop Dogg, os cantores Damian 'Jr. Gong' Marley e Peter Gabriel e o grupo pop Black Eyed Peas são os primeiros artistas confirmados para se apresentar no festival SWU, em novembro deste ano. As informações foram confirmadas pela organização do evento, em entrevista coletiva nesta terça-feira (28).

A segunda edição do festival será realizada em Paulina, cidade do interior de São Paulo e localizada a 120 km da capital, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

Os ingressos começam a ser vendidos em 11 de julho nos pontos de venda (sem taxa de conveniência), por telefone e pelo site da Ingresso Rápido. Os valores ainda não foram divulgados, mas Eduardo Fischer, organizador do festival, disse que os preços serão "razoáveis", "um pouco acima" do cobrado na edição passada (a partir de R$ 240).
"Sustentabilidade não é caridade. O festival precisa de recursos para trazer as bandas que vocês querem. Mas vamos continuar na média do mercado", disse Fischer.

Desta vez, o SWU terá quatro palcos e 70 atrações em uma área quatro vezes maior que a fazenda Maeda, em Itu, que recebeu a edição passada. Fischer adiantou também que a área vip será menor, com pouco mais de 4.000 pessoas, e não ficará mais diante dos palcos.

Megadeth, Snoop Dogg, Neil Young, Black Eyed Peas, Damian Marley e Peter Gabriel tocarão no SWU (Foto: G1, AP, Divulgação)

Outra novidade é que o público, limitado a 210 mil pessoas, poderá sair do festival para comer fora da área de shows. A tenda eletrônica voltará com o dobro do tamanho.

Fischer negou os boatos de que Bob Dylan tocaria no festival. "Isso é especulação; nunca falamos isso", respondeu, questionado por um jornalista que, além de Dylan, especulou sobre nomes como Arctic Monkeys, Cold War Kids e Soundgarden. "Pelo menos uns dois a gente está conversando", completou, sem especificar quais.

Ele também comentou a mudança de Itu para Paulínia, com quem o SWU terá um contrato pelos próximos cinco anos. "A prefeitura de Itu nos ajudou, mas desde o começo era uma iniciativa privada", disse Fischer. "Quando o evento acabou, descobrimos que o PIB da região [de Itu] aumentou em 15%. Foram centenas de milhares de empregos gerados, movimentou a economia. Então pegamos esse pacote de ações e falamos com algumas cidades. Queríamos que a cidade trouxesse empresas da região e que não só virasse patrocinador do projeto, mas que fosse quase sócio."

"Paulínia se sente privilegiada por receber um evento desse tamanho", disse o prefeito da cidade, José Pavan, que recentemente vem atraindo também investimentos na área de cinema.

Zeca Camargo apresenta programação do SWU 2011 (Foto: Daigo Oliva/G1)

FórumAlém da programação musical, o SWU 2011 será novamente palco para discussões sobre sustentabilidade. No fórum, o cantor Neil Young, que está gravando um filme sobre o assunto, será o principal palestrante.  Conhecido como uma das principais vozes pacifistas na década de 1960, o artista usa um carro Lincoln Continental 1959 que só utiliza baterias elétricas e biocombustível. O automóvel foi batizado como "LincVolt".

Entre as atrações escaladas para a edição de 2010 do SWU estavam Queens of the Stone Age, Rage Against the Machine, Yo La Tengo, Incubus e Linkin Park. Segundo a organização, mais de 164 mil pessoas passaram pelo evento; 5.100 no camping montado dentro da área dos shows.
__________________________________________________________________


Páginas do Governo:


Hackers continuam a atacar sites do governo, diz Serpro.


‘Continuamos administrando ataques’, afirma presidente do Serpro.
Segundo ele, ataques nos últimos dias estão acima do normal.

O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, afirmou nesta terça-feira (28) que grupos de hackers ainda estão tentando invadir sites do governo. “Continuamos administrando ataques, eles [hackers] não pararam, mas não obtiveram sucesso, avançamos nossa defesa”, disse Mazoni.
Uma onda de ataques a sites ligados ao governo federal começou na quarta-feira (22) com a sobrecarga dos sites da Presidência da República (presidencia.gov.br) e do Governo do Brasil (brasil.gov.br). Segundo Mazoni, os ataques de hackers nos últimos dias “estão acima do normal”.
Mazoni disse que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, determinou ao Serpro manter a vigilância para evitar novos ataques.
"Nos últimos dias registramos mais que o dobro da normalidade, e no dia 22, foi dez vezes acima do normal", afirmou Mazoni.
Os ataques, reivindicados pela filial brasileira do grupo hacker “Lulz Security”, geraram ações semelhantes de outros grupos, inclusive alguns que não simpatizam com o Lulz Security. De acordo com o Serpro, 20 sites do governo federal foram atacados por hackers nos últimos dias.
A respeito da divulgação de supostos dados de políticos divulgados por grupos de hackers na internet e nas redes sociais, Mazoni afirmou que são dados “possíveis de ser encontrados em qualquer site do governo”. Segundo ele, nenhuma informação saiu das bases de dados do Serpro.
Mazoni disse ainda que durante a tentativa de violação dos sites do governo federal nos últimos dias, os hackers tentaram “pichar” o site da Presidência. Mazoni afirmou que a maior parte dos ataques se concentrou nos sites da Presidência e da Receita Federal. “A principal característica dos ataques é derrubar as páginas”, disse Mazoni.
O diretor do Serpro afirmou que o órgão está fazendo a migração do atual sistema para o IP versão 6. O objetivo da mudança, de acordo com Mazoni, é facilitar a identificação de quem acessa os sites administrados e protegidos pelo Serpro.
Além dos sites protegidos pelo Serpro, cerca de 200 sites foram violados por hackers. Segundo Mazoni, estes sites são de municípios, universidades e outros órgãos. O diretor do Serpro disse que os técnicos do órgão estão trocando informações com os técnicos destes sites para melhorar a segurança e tentar descobrir os culpados pelas invasões. Mazoni disse também que há hackers contrários aos ataques e que estão auxiliando o Serpro. “Trabalhamos com várias comunidades hackers que nos ajudam na proteção”.
Mazoni disse que os ataques são “crimes” que causam prejuízos ao governo. “Sem dúvida nenhuma é crime. Causou um prejuízo ao Estado. Estamos trabalhando 24 horas por dia desde o dia 22. Todas as equipes estão mobilizadas”.
___________________________________________________________________


Em Israel:


Galinha de quatro patas levanta debate religioso em Israel.


Judeus ultra-ortodoxos discutem se ave é 'pura' ou 'impura' como alimento.
Animal foi descoberto em meio a criação de família de Jerusalém.


Uma família judia ultra-ortodoxa mostrou nesta terça-feira (28) uma galinha de quatro patas que nasceu em sua casa, no bairro de Mea Shearim, em Jerusalém. A rara ave levantou um debate religioso sobre seu rótulo de alimento "kosher", aquele que é considerado puro e por isso é permitido na alimentação de judeus.

Crianças da família mostram para a câmera a galinha com quatro patas (Foto: Ronen Zvulu)

Segundo a crença, um animal que tenha órgãos sobressalentes seria considerado impuro ("treif"), mas há quem defenda que isso só é verdade no caso de as patas extras estarem ligadas de alguma forma à bacia da ave, como as patas normais.
Por conta disso, alguns defendem que só se saberá se a carne da galinha é "kosher" ou "treif" depois que o animal for abatido, e sua estrutura, analisada.
_______________________________________________________________________


Cidade de Meridiano:


Médicos investigam caso de garota que ‘chora’ sangue no interior de SP.


Débora Santos, de 17 anos, afirma sangrar pelos olhos.
Coagulopatia ou problemas emocionais podem ser causa, diz médico.

chora1 (Foto: Divulgação)

O caso da adolescente cearense que afirma sangrar pelos olhos quando fica nervosa, triste ou ansiosa está sendo investigado por médicos paulistas. Em Meridiano, no interior de São Paulo, onde a estudante mora há dois meses, ela é conhecida pela população como ‘a garota que chora sangue’. A jovem também relata que sangra em outras partes do corpo. O Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto apura se esses sangramentos são decorrentes de uma coagulopatia (distúrbios da coagulação sanguínea) ou problemas emocionais. Um tipo de tumor é a hipótese mais remota. Só após o resultado dos testes a que ela será submetida será possível definir um tratamento.

Um médico de Meridiano, município de quase 5 mil habitantes, e o prefeito da cidade afirmam ao G1 terem visto o sangramento em Débora Oliveira dos Santos, de 17 anos. A mãe da estudante, que deixou o Ceará com a família em busca de um tratamento para a filha no estado de São Paulo, confirma a história. A prima encaminhou fotos que mostram os olhos da jovem sangrando. Um vídeo também foi postado na internet e exibe uma das crises da garota.

“Eu me controlo para não chorar. Não posso me exaltar bastante porque vou sangrar. Eu ainda não me acostumei. É muito chato eu não poder me expressar. Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue. Alguns meninos e meninas ficam assustados e sentem nojo. Ficam longe de mim. Então eu fico meio que isolada dos demais. A minha sorte é que os professores são a melhor coisa da escola”, diz Débora.
Em entrevista Débora conta que eventualmente falta às aulas quando ocorrem os sangramentos. “Há algumas semanas minha camiseta começou a ficar manchada na altura dos mamilos. Quando vi, estava sangrando. É horrível. Quando vou às aulas agora, uso algodão e sutiãs bem alcochoados”, diz a aluna da Escola Estadual Donato Marcelo Balbo.

Envergonhada, a garota conta que seu passatempo é ler livros ou jogar vôlei com os irmãos. “Adoro ler a saga do Crepúsculo. Também sou fã do jogador Giba, da seleção de vôlei. Acompanho todos os jogos do Brasil pela TV. Gostaria de conhecê-lo um dia, mas tenho vergonha porque tenho esse problema de sangramento e não gostaria de sangrar na frente dele. Mas soube que ele também teve um problema no sangue na infância [leucemia] e se curou”, afirma a jovem, que quer ser professora de história.

Parentes contam que Débora começou a sangrar com 14 anos, quando trabalhava como babá e foi agredida por sua patroa no Ceará. Os sangramentos eram somente nos ouvidos e nariz.

Em novembro, a menina passou a sangrar também pelos olhos, couro cabeludo e mamilos, segundo a dona de casa Maria Gorete Oliveira dos Santos, de 43 anos, mãe da garota. E piorou quando o marido dela morreu afogado em maio, no Ceará, tentando salvar um dos filhos. “Foi a vez que Débora mais chorou e sangrou. Precisou ser internada porque já estava entrando num quadro de hemorragia”, conta Maria Gorete.

De acordo com a família da adolescente, em Fortaleza os médicos suspeitaram de púrpura trombocitopenica idiopática (PTI), doença relacionada à coagulação do sangue, caracterizada pela diminuição do número de plaquetas. A PTI, que também pode ser chamada de púrpura trombocitopenica imunológica, quando estiver relacionada ao aparecimento de anticorpos que destroem as plaquetas, provoca sangramentos.

Os médicos cearenses prescreveram Transamin e Dexametasona para Débora tomar, segundo os parentes. Os medicamentos continuam sendo ministrados para controlar a coagulação sanguínea. Apesar disso, os remédios não acabaram com os sangramentos, segundo Maria Gorete.
“Como no Ceará os médicos não souberam dizer o que minha filha tem direito, e os remédios não trouxeram a cura, saí de lá e vim para São Paulo. Foram os próprios médicos cearenses que me disseram para vir a São Paulo tentar buscar alguma resposta para saber o que minha filha tem. Também falaram que pode ser algo emocional porque a menina apanhou da ex-patroa. Estou confusa. Tenho parentes aqui que me disseram que os médicos paulistas poderiam ajudar no caso da menina e vim em busca de uma resposta e um tratamento para ela”, diz Maria Gorete, que está morando numa casa em Meridiano com mais cinco filhos. O aluguel é pago por seus parentes.

não foi localizada a ex-patroa de Débora e os médicos que a atenderam no Ceará para comentar o assunto.

MeridianoEm Meridiano, um clínico-geral diz ter ficado "abismado" ao ver a jovem entrar no seu consultório. “Fiquei abismado quando vi o sangue escorrer pelos olhos dela porque ela aparentemente não tinha causa externa de arranhadura. Me indagava de onde vinha aquele sangramento”, afirma o médico Orlando Cândido Rosa Filho.

O prefeito de Meridiano, José Torrente (PTB), diz que a sua administração fará o que for possível por Débora. Ele conta que também ficou assustado ao saber do caso.

“Eu nunca vi igual, saía sangue do olho, cabelo, para todo lado. É um trem que nunca vi. É um trem esquisito. Ela se enervou e foi no banco da pracinha e chorou. Mas em vez de sair água saiu sangue. Se assustaram e ligaram para minha esposa, que socorreu. Isso aconteceu mesmo. Achei que fosse menstruação, mas que ao invés de sair por baixo saía pelos olhos. É incrível. Todo mundo se assustou”, diz o prefeito, que está oferecendo o medicamento para a garota.

A prima de Débora, Diana Viana de Oliveira, de 25 anos, técnica em enfermagem no Posto de Saúde de Meridiano, afirma que seus parentes que vieram do Ceará não têm muitos recursos. “Minha tia e meus primos ainda procuram emprego aqui. Alugamos uma casinha para eles, mas eles não possuem móveis, roupas”, diz Diana.

De acordo com Diana, enquanto algumas pessoas se sensibilizaram com o caso de Débora e a ajudam com mantimentos, outras, no entanto, acham que os sangramentos são decorrentes de falta de espiritualidade. “Já chegaram a mandar minha prima rezar muito. Mas ela é evangélica e ora todos os dias. Só não tem ido muito à igreja por causa do preconceito de alguns”, diz.
HematologistaProcurado para comentar o caso de Débora, o hematologista Paulo Antonio Zola, patologista clínico e hematologista do Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto, afirma que a adolescente será submetida a um mielograma, exame para investigar se a medula óssea tem algum problema na fabricação das células sanguíneas.

Segundo Zola, que não viu a jovem sangrar, quando as plaquestas deixam de coagular o sangue, há sangramentos por várias partes do corpo. “Sai por todo lugar, pelo nariz, gengiva, boca, urina. Não é que ela chora sangue, a lágrima vem com sangue. A saliva sai com sangue. Sai sangue da gengiva, ouvido, sai sangue do olho, intestino etc. Porque todo nosso corpo tem coagulação. Onde tem coagulação sai sangue. É incorreto afirmar que a paciente chora sangue. Ele chora lágrimas com sangue. Lágrimas maculadas com glóbulos vermelhos."
De acordo com o médico, há registros de outros casos parecidos com os sintomas dos de Débora no Brasil e no mundo. Por esse motivo, é necessário analisar os exames que ela já realizou. “Os médicos cearenses fizeram um ótimo trabalho.  O mais provável é que Débora tenha coagulopatia como causa do sangramento, mas também tem de ser investigado esse histórico dela de um possível problema emocional. Se nenhuma dessas hipóteses for comprovada, ela terá de ser submetida a uma tomografia para saber se tem câncer em alguma parte do corpo."
Parentes afirmam que Débora já havia feito tomografia e nada tinha sido detectado.
Caso fique comprovado que ela tenha uma PTI, por exemplo, Zola sugere tratá-la até com quimioterapia. "A quimio não é usada só para tratamentos de câncer. Em último caso, existe a possibilidade de esplenectomia, que é a retirada do baço. Ele é o filtro das células e destrói as plaquetas do sangue quando as células estão alteradas.”

Débora fará o exame no dia 4 de julho. Até lá, a jovem continuará passando por tratamento psicológico e tomando remédios para controlar a ansiedade e nervosismo. “Chorar? Não quero. Não posso chorar nem de alegria. Senão é sangue para todo o lado”, diz.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

VALE FM INFORMA:


Famosos:

Justin Bieber se encontra com filhas de vítima do 11 de setembro.

O encontro foi agendado pelo presidente norte-americano Barack Obama e realizou o sonho das meninas.

Justin Bieber se encontrou com filhas de uma das vítimas dos atentados de 11 de setembro, na última semana, em Nova York de acordo com o jornal New York Post.
Payton Wall, de 14 anos, e sua irmã Avery, há um mês, durante um evento em homenagem ao pai e a outras vítimas dos atentados, pediram ao presidente norte-americano Barack Obama que realizasse seu grande sonho de conhecer o astro teen. O presidente tratou de ajudar as meninas e agendou o encontro, que foi realizado durante o lançamento do novo perfume do astro da loja de departamentos Macy´s.
Segundo a publicação, Payton afirmou que ficou mais nervosa ao encontrar Bieber do que quando conheceu Obama.
- Foi muito legal. Ainda não consigo acreditar!
_______________________________________________________________


Suprema Corte:


Suprema Corte dos EUA barra lei que impediria venda de games violentos.


Dos 9 juízes, 7 acreditam que cabe ao usuário julgar conteúdo de jogos.
Proposta para restringir comercialização foi criada em 2005 na Califórnia.

GTA IV, da Rockstar, requer bastante memória e processamento gráfico (Foto: divulgação)

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou uma lei da Califórnia que proibiria a venda e o aluguel de jogos considerados violentos para crianças no país. Sete dos nove juízes da corte votaram contra a lei.
Eles afirmam que os jogos eletrônicos, "assim como livros, jogos de tabuleiro e filmes, passam mensagens e ideias para os jogadores por meio da história, diálogos e música. Isso é contra a proteção da Primeira Emenda, que afirma que julgamentos éticos e morais sobre qualquer forma de arte ou literatura cabe ao indivíduo e não ao governo".
Os fabricantes e vendedores de videogames afirmam que a lei "poderia ir longe demais" e que órgãos de classificação indicativa de games no país, cujo selo é obrigatório em todos os jogos, "é um sistema adequado para que pais possam julgar o que comprar para os filhos".
A proposta para a lei de proibição de venda e de aluguel de games considerados violentos foi criada em 2005 pelo senador democrata Leland Yee e aprovada pelo então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Desde então, a indústria produtora de jogos eletrônicos e redes varejistas entraram na justiça contra a proposta, considerada inconstitucional por estes grupos.
Nos Estados Unidos não existe legislação que impede a venda de jogos para qualquer idade. Entretanto, o órgão independente Entertainment Software Rating Board (ESRB), que não tem ligação com o governo, classifica os jogos de acordo com o seu conteúdo, atribuindo uma idade indicada. As produtoras não são obrigadas a enviar seus jogos para avaliação, embora as principais enviem. Cada lojista define como agirá na venda de jogos violentos. Quando voltados para maiores de 17 anos, alguns lojistas pedem identificação do comprador e, caso ele seja menor de idade, podem decidir se vendem o game ou não.
____________________________________________________________________



Desarmamento:


Posto da PF no Recife é o que mais arrecada armas no país.


Unidade de PE recolheu 786 das 7.569 armas entregues no país, diz PF.
No ranking por estados, São Paulo é líder na Campanha do Desarmamento.

armas pf (Foto: Divulgação/PF-PE)

O posto da Polícia Federal no Recife, capital de Pernambuco, é o que mais recebeu armas no país, segundo o sistema “Desarma”, do Ministério da Justiça, que contabiliza a entrega de armas pela campanha do desarmamento no Brasil.

Segundo a PF, até esta segunda-feira (27), o posto da PF em Recife recebeu 786 armas. No total, os brasileiros entregaram 7.569 armas desde o início da campanha, em 6 de maio de 2011.
Em segundo lugar está o posto de recolhimento na sede da superintendência da Polícia Federal em São Paulo, que recebeu 767 armas. A ONG Viva Rio, localizada no Rio de Janeiro, aparece na terceira posição, com 717 armas recolhidas.

Nas quartas e quintas posições estão os postos localizados nas sedes da PF na capital fluminense (584 armas) e em Porto Alegre (408 armas).
Já quando se analisa a entrega de armas por estados até o momento, São Paulo está na liderança, com 1.771 armas recolhidas. Rio de Janeiro está na segunda posição, com 1.432 unidades, e Pernambuco logo em seguida (856 armas).
Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão nas quartas e quintas posições no ranking de estados com maior recebimento de armas no país segundo o “Desarma”, com 786 e 549 armas entregues.

A PF de Pernambuco disse em nota que entende que o posto de sua unidade em Recife lidera as entregas porque a população local percebeu que “ter uma arma em casa pode ser um potencializador de violência”.
A Campanha do Desarmamento incentiva a entrega voluntária de armas com direito a uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300, dependendo do calibre e do tipo da arma. Também podem ser entregues munições e o processo é anônimo, diz a PF.
No momento da entrega da arma é gerado um protocolo de indenização e a pessoa que faz a entrega cadastra uma senha numérica para requerer o pagamento. De posse do protocolo e da senha a pessoa pode receber já no dia seguinte a indenização em qualquer terminal do Banco do Brasil.

A campanha vai até 31 de dezembro de 2011 e o governo destino pelo menos R$ 10 milhões para o pagamento de indenizações pelas entregas.
______________________________________________________________________


Suposta compra de Dossiê:


Sarney defende que Ideli e Mercadante se expliquem sobre 'aloprados'.

Ministro de Ciência e Tecnologia vai falar a comissão do Senado.
Cada um deve se explicar ‘naquilo que for acusado’, disse Sarney.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta segunda (27) que o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, prestem esclarecimentos ao Congresso sobre o suposto envolvimento no escândalo dos "aloprados".
entrando em contato com as assessorias de Ideli Salvatti e Aloizio Mercadante, informou o conteúdo da reportagem, e aguarda retorno.
Sem citar os nomes de ambos, Sarney disse que “cada um” deve se explicar “naquilo que for acusado”. “Acho que a melhor formula é de cada um [Mercadante e Ideli] se explicar naquilo que for acusado. Não acho que deva haver restrição de nenhuma maneira para que a pessoa possa explicar. Se agiu corretamente, não há o porquê de não fornecer as explicações que o Congresso pede”, argumentou Sarney.
Escândalo dos "aloprados" foi como ficou conhecido o episódio envolvendo a compra por petistas de um suposto dossiê, em 2006, contra o ex-governador de São Paulo, José Serra. Reportagem da revista "Veja" da semana passada aponta Mercadante como um dos "mentores" do caso que resultou na prisão em flagrante, em 15 de setembro de 2006, de militantes do PT.
Nesta semana, em nova reportagem a revista afirma que, em 4 de setembro de 2006, a então senadora petista Ideli Salvatti participou das negociações para a compra do dossiê falso contra o ex-governador tucano José Serra Segundo a revista, Ideli ficou com a tarefa, após essa reunião, de divulgar o falso dossiê que mostraria ligações de Serra com empresários envolvidos em fraudes na saúde.
Audiência no Senado
O ministro da Ciência e Tecnologia concordou em participar nesta terça (28) de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para debater o tema "Economia e competitividade: a importância da inovação", quando será inevitavelmente questionado pela oposição sobre o episódio do dossiê.
Perguntado se as explicações de Mercadante encerrariam a polêmica, Sarney avaliou que o caso dos aloprados “sempre se renova”: “Esse caso não esgota nunca, porque sempre você renova, de maneira que não há sigilo eterno para esses casos. O senador Mercadante deve, sempre que ele achar necessário, se explicar.”
No dia 20 de junho, Mercadante negou envolvimento no episódio lembrando que uma comissão parlamentar de inquérito investigou o caso e sem que o nome dele fosse citado por nenhum dos envolvidos. "Tivemos cinco anos atrás uma CPI. Todas as pessoas envolvidas foram ouvidas. Eu nunca fui citado nesse momento. Tivemos um parecer do procurador-geral da República dizendo que eu não tinha qualquer indício de participação nesse episódio", afirmou Mercadante, em Fortaleza, onde participou da abertura de uma conferência.
Além de negar envolvimento, Mercadante ainda disse estar “totalmente de acordo” com a realização de novas investigações sobre sua suposta participação no escândalo: “Se as pessoas quiserem voltar a investigar, estou totalmente de acordo. Estou disposto a participar de qualquer forma, em qualquer lugar, qualquer tema da vida pública. Sou um homem transparente."

domingo, 26 de junho de 2011

VALE FM INFORMA:



Vestibular e Educação:


Prazo para inscrição no Exame da OAB termina neste domingo.


Número de questões da primeira fase diminuiu de 100 para 80 perguntas.
Primeira fase será no dia 17 de julho.

As inscrições para o próximo Exame de Ordem da OAB terminam às 23h59 deste domingo (26). As inscrições foram abertas no dia 15 e podem ser feita nos sites oab.fgv.br e oab.org.br. O candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$ 200 até segunda-feira (27), considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento. Nesta próxima edição, a Ordem dos Advogados do Brasil reduziu o número de questões da primeira fase, de 100 para 80 questões.
A primeira fase do Exame de Ordem será no dia 17 de julho. A prova objetiva é composta por 80 questões de múltipla escolha e reúne disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direi: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. A prova terá duração de cinco horas (das 14h às 19h) e é eliminatória. O candidato precisa acertar no mínimo 50% das questões para passar à próxima fase.
Os classificados para a segunda etapa farão uma prova prático-profissional no dia 21 de agosto, das 14h às 19h. A prova é composta por uma redação de uma peça profissional e aplicação de quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do candidato, quando da sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.
O resultado final do Exame de Ordem será no dia 4 de outubro.
________________________________________________________________



Valência , Espanha:


Sem sustos, Vettel sobra no GP da Europa e estica seu domínio no ano.


Em casa, Fernando Alonso cruza em segundo e confirma subida da Ferrari; Webber chega em terceiro, e Massa, com problema nos boxes, é o quinto.

Vettel GP de Valência (Foto: Reuters)

Desta vez não teve chuva, não teve safety car, não teve interrupção e, principalmente, não teve erro na última volta. As ruas de Valência recolocaram a Fórmula 1 em seu ritmo normal neste domingo, e Sebastian Vettel retomou sua rotina de vitórias – foi a sexta em oito etapas da temporada 2011. O alemão da RBR largou na pole position e, enquanto os rivais se revezavam nas posições atrás dele, venceu o GP da Europa de ponta a ponta, sem sustos ou surpresas. Se uma bobeada no fim lhe custou a primeira posição no Canadá. , agora Vettel não deu bola nem para a nova e polêmica regra do mapeamento dos motores: tratou de carregar seu carro até a linha de chegada e esticou a supremacia no campeonato, com 77 pontos de vantagem na liderança
Se a nova regra da FIA tinha o objetivo de reduzir o domínio da equipe austríaca, ao menos em Valência a estratégia não teve efeito. Mas deu para perceber que a Ferrari – e não a McLaren – se consolida como o time mais disposto a incomodar a RBR no campeonato. Tanto que atrás de Vettel cruzou Fernando Alonso. Correndo em casa, o espanhol passou a prova toda disputando posição com Mark Webber, que completou o pódio em terceiro.
Só então apareceu uma McLaren: a de Lewis Hamilton, quarto colocado. Felipe Massa, que teve problemas em sua segunda parada nos boxes, chegou em quinto, espremido entre a McLaren de Hamilton e a de Button, sexto colocado. O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, foi o 12º.
Os pilotos descansam no próximo fim de semana e voltam à pista no dia 10 de julho, para o GP da Inglaterra, em Silverstone.
Se o GP do Canadá começou no ritmo do safety car, o público em Valência viu uma largada de verdade, Enquanto Vettel pulou na frente, Massa saltou para terceiro, ultrapassando de uma só vez Hamilton e Alonso. Ainda tentou cortar Webber, mas o australiano lhe fechou a porta, e Alonso aproveitou para dar o troco, recuperando a terceira posição. O inglês da McLaren caiu de terceiro para quinto e logo ganhou companhia do colega de equipe: Button, que tinha perdido a sexta posição para Rosberg na largada, respondeu na sexta volta.
Na 13ª volta, começaram as paradas. Hamilton foi o primeiro do pelotão da frente a ir para os boxes, seguido por Webber, Vettel e Alonso. Massa sentiu o gosto da liderança e parou pouco depois, na 16ª. Voltou em quinto lugar, entre Hamilton e Button.
Schumacher, que voltava dos boxes, forçou para cima de Petrov e viu o russo levar parte da sua asa dianteira. Teve de retornar para trocar o bico inteiro da sua Mercedes e disse adeus à chance de uma boa corrida.

alonso GP de Valência (Foto: Reuters)

O pelotão da frente manteve suas posições até a 21ª volta, quando Alonso deu o bote para cima de Webber. No fim da reta, o espanhol abriu a asa móvel traseira, passou pelo australiano e assumiu o segundo lugar, para delírio da torcida.
Massa ganhou a quarta posição quando Hamilton parou de novo. Mas a Ferrari voltou a complicar a vida do brasileiro nos boxes. Se a primeira parada tinha sido boa, com 3.7s, a segunda teve problemas na roda traseira esquerda e levou 8,6s. Voltou na mesma quinta posição, mas se estava brigando com Hamilton pela quarta, passou a se defender de Button na luta pela sexta. Para sua sorte, o inglês reclamava com a McLaren sobre seu Kers.
Enquanto isso, lá na frente, Vettel já começava a ver no horizonte os 25 pontos da vitória. Na 34ª volta, o alemão fez a melhor da corrida até então, com 1m42s420. Atrás dele estava novamente Webber, que tinha tomado a vice-liderança de Alonso após a segunda parada. Mas o troca-troca entre o australiano e o espanhol continuou nas paradas seguintes. Alonso retomou a segunda posição e abriu um certo conforto para a RBR que vinha atrás, mas não conseguia chegar nem perto da que estava à frente. Assim desenhou-se o pódio em Valência.
Massa não conseguiu ganhar a posição de Hamilton e ficou espremido entre as duas McLarens. Pagou caro pela demora da Ferrari na segunda parada e cruzou em quinto.
Confira a classificação final do GP da Europa:
1. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m46s179
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m44s328
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m49s038
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m43s467
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m44s479
6. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m42s340
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m44s301
8. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m44s245
9. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m43s952
10. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m44s467
11. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m46s046
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m44s907
13. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m44s568
14. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m45s043
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m45s356
16. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m45s901
17. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m48s419
18. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m45s603
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m49s606
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m49s785
21. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m48s109
22. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m47s799
23. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m48s296
24. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m49s548
_____________________________________________________________________


Curitiba:


Barracão com produtos químicos pega fogo em Curitiba.


Incêndio foi controlado, mas fogo deve permanecer por mais dois dias.
Corpo de Bombeiros fará plantão para garantir a segurança no local.

Um barracão utilizado para armazenar material químico inflamável pegou fogo neste domingo (26), no bairro Cidade Industrial, em Curitiba. O fogo começou às 6h30 e demorou quatro horas para ser controlado. Ninguém ficou ferido.

Fogo deve durar mais dois dias, porque materiais que estavam no barracão são inflamáveis (Foto: Reprodução RPCTV)

Mais de 40 homens e sete viaturas foram encaminhados para o local para atender a ocorrência. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, apesar do incêndio ter sido controlado, como os produtos são inflamáveis, o fogo deve permanecer por mais dois dias.
Os bombeiros farão plantão no local para garantir a segurança dos moradores vizinhos e para evitar que o fogo se espalhe novamente. A população da região foi orientada a fechar as janelas das casas e a evitar respirar a fumaça tóxica gerada pelo incêndio.
O coronel Luiz Henrique Pombo destacou que existe uma preocupação com a direção do vento. Segundo ele, a fumaça pode ser levada para a Casa de Custódia que fica no bairro. Como a fumaça é tóxica, a direção dever ter um plano para evacuar a área.

Fogo deve durar mais dois dias (Foto: Reprodução RPC TV)

O barracão, de dois mil metros quadrados, ficou com a estrutura comprometida. No local, funciona uma empresa que recebe de 400 a 500 toneladas de resíduos industriais por dia para reciclagem.
____________________________________________________________________


Mundo:


Ex-ministro José Graziano é o novo diretor da FAO.


Coordenador do Fome Zero, Graziano já era subdiretor do órgão da ONU.
Ele venceu ministro de Assuntos Exteriores espanhol por 4 votos em pleito.

Graziano durante conferência da FAO neste domingo (26) (Foto: AP)

O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito neste domingo (26) o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês). O anúncio foi feito por volta de 10h30 da manhã deste domingo.
Com o apoio de 92 países, ele ficou apenas quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito. Uma votação anterior incluindo outros quatro candidatos havia ocorrido logo antes, e Graziano já estava a frente de acordo com o resultado anunciado por volta de 9h.
Eliminados os quatro candidatos com menos votos, o brasileiro conseguiu alcançar a maioria absoluta do quórum, que era equivalente a 90 votos.
Graziano, agrônomo, professor e escritor, foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.
A FAO elegeu o substituto do senegalês Jacques Diouf no comando. Ele está à frente da organização internacional desde 1994, eleito a três mandatos seguidos de seis anos cada. O cargo será assumido por Graziano em 1º de janeiro de 2012.

Os candidatos que disputaram o cargo na FAO, da esquerda para a direita: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha), Abdul Latif Rashid (Iraque), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Indroyono Soesilo (Indonésia), José Graziano da Silva (Brasil) e Franz Fischler (Áustria) (Foto: AP)

O futuro diretor geral terá que enfrentar um dos maiores desafios da Humanidade em sua tentativa de aumentar a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente, com o objetivo de alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050.
No total, seis candidatos -os outros são Franz Fischler (Áustria), Indroyono Soesilo (Indonésia), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Abdul Latif Rashid (Iraque)- apresentaram em abril, na sede central da entidade, seus programas de trabalho aos ministros e representantes dos 191 países membros.
A 37ª conferência da organização, realizada em Roma, na Itália, teve a participação de 179 países.

CHAT

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.